O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 20 de março de 2016

Federações reclamam, e CBF estuda ampliação da Série D para 58 clubes


amadeu rodrigues, presidente, federação paraibana de futebol, fpf (Foto: Phelipe Caldas / GloboEsporte.com/pb)Amadeu Rodrigues garante que a CBF já ampliou a Série D(Foto: Phelipe Caldas)

O presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, garantiu no final da tarde desta sexta-feira que a Paraíba vai ter mais uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016. Na última terça-feira, a CBF ampliou a competição ao adicionar oito novas vagas, mas contemplou apenas os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará. A decisão gerou cobranças por partes de outras entidades do país, que reivindicaram pelo menos mais uma vaga para cada uma, o que teria provocado uma nova ampliação na competição nacional, que passaria a ter 64 clubes. Amadeu credita a informação a Manoel Flores, diretor de competições da CBF, que teria telefonado ao dirigente paraibano: Não chegou nada oficialmente ainda, mas o diretor de competições confirmou a vaga. Agora, nós vamos nos articular com outros presidentes de federações para regionalizar a Série D, e assim, diminuir os custos para os clubes participantes - declarou o presidente da FPF. A mudança, se confirmada, acontece apenas alguns dias depois da CBF ter publicado ofício aumentando a Série D de 40 para 48 clubes participantes, o que gerou toda a confusão. A reportagem entrou em contato com Walter Feldman, secretário-geral da CBF. Ele disse que "realmente houve essa reclamação das federações" e que o caso estava em análise, mas preferiu não bater o martelo com relação à ampliação da quarta divisão.  Já o presidente da Federação Goiana de Futebol e diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF, André Pitta, a ampliação deve mesmo acontecer. Mas aumentando o campeonato apenas para 58 vagas. Vamos sim ter alguma coisa para mexer na proposta. Eu acredito que suba para 58 clubes. Nós estamos conversando, mas está caminhando - pontuou.André Pitta - presidente da Federação Goiana de Futebol (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com) 
André Pitta confirma possível mudança, mas fala em 58 clubes
(Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)

Reclamação da FPF e de outras federações
Mais cedo, Amadeu Rodrigues tinha enviado um ofício para a entidade máxima do futebol brasileiro criticando os critérios utilizados, que usou o Ranking Nacional de Federações para distribuir as vagas. Ele não foi o único presidente de federação estadual a reclamar. Segundo Amadeu, a mudança da CBF beneficiava estados que já tinham participação massiva no Brasileirão e prejudicando algumas regiões do país: A distribuição das oito vagas foram feitas utilizando critérios técnicos que prejudicaram algumas agremiações do Norte e Nordeste. Isto era um absurdo - disse.
Por João Pessoa e Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário