O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Liga descarta mudança na fórmula de disputa do Nordestão até 2022


Ex-presidente do Vitória, Alexi Portela, no "Arena SporTV" (Foto: Victor Costa / SporTV.com)Presidente da Liga do Nordeste de clubes explica contrato até 2022 que garante entrada no Nordestão via estaduais
(Foto: Victor Costa / SporTV.com)

O presidente da Liga Nordeste de clubes, Alexi Portela, afirmou na tarde desta quarta-feira que a entidade não tem conhecimento de discussões que envolvam mudanças no regulamento do torneio regional. O dirigente explicou a inviabilidade de alteração no sistema devido à existência de um contrato entre Confederação Brasileira de Futebol (CBF), federações da região, clubes e a empresa detentora dos direitos de transmissão da competição que mantém o preenchimento de vagas no Nordestão apenas através dos campeonatos estaduais. Alexi enfatizou que as regras estabelecidas têm um prazo de 10 anos, seguindo assim até 2022. A Copa do Nordeste, no atual formato, é disputada por 20 clubes, divididos em quatro grupos. O campeão ganha vaga na Sul-Americana. Cada estado tem direito a duas vagas, exceto Pernambuco e Bahia que possuem três times no regional. Presidentes de federações e clubes expuseram a intenção de alterar o modelo de disputa, uma maneira de enxugar a competição, reduzindo o número de datas, e colocando como um dos critérios de entrada no regional o ranking geral dos clubes da CBF, não apenas campeões e vice dos estaduais. Para Alexi, discussões sobre alteração no regional só depois de 2022. Não tenho conhecimento dos debates em torno de mudança. O que existe é um contrato para que o modelo vigente permaneça até 2022, assinados pela Confederação Brasileira de Futebol, federações participantes, pela Liga e os clubes - reforçou Alexi Portela.
Taça da Copa do Nordeste (Foto: Divulgação)
A partir de 2015, a Copa do Nordeste ganhou mais quatro clubes, dois do Maranhão e outros dois do Piauí. Os estados não fazem parte da divisão geográfica da CBF, que coloca PI e MA na região Norte. Os representantes desses estados não tinham vaga no Nordestão, mas um acordo os acolheu de forma temporária. O contrato vai até 2017, período de avaliação desses times na competição. A única alteração no regional que pode acontecer, segundo Alexi, é a saída ou a permanência dos dois estados. Isso será debatido após o fim do regional de 2017.  O Piauí e o Maranhão tiveram concessões de participação pela Liga por três anos. Esse prazo termina em 2017 e os outros clubes da região irão definir se esses estados continuam ou não na Copa do Nordeste depois desse período. Acho que todos devem participar, mas são os clubes pertencentes à Liga que vão definir. Não decido sozinho - finalizou Alexi.  A Copa do Nordeste tem Santa Cruz e Campinense como finalistas da edição de 2016.
Por Teresina

Nenhum comentário:

Postar um comentário