O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 17 de julho de 2016

Geninho critica atuação de árbitro carioca na derrota do ABC para o ASA

Um lance aos 19 minutos dos segundo tempo poderia ter mudado o destino do jogo entre ASA e ABC, na noite deste sábado, pela nova rodada do Grupo A da Série C. O Mais Querido partia em ataque, quando o goleiro Thiago Braga, dono da camisa 1 do Fantasma, saiu da área e colocou a mão na bola. Segundo a nova redação da regra do futebol, implantada pela International Football Association Board (IFAB) e adotada pela Confederação Brasileira de Futebol para os jogos das quatro divisões do Campeonato Brasileiro deste ano, o jogador deveria ter sido expulso da partida. O jogo acabou na vitória, de virada, para o ASA por 2 a 1. No entanto, o árbitro carioca Bruno Arleu de Araújo, que é aspirante Fifa, errou no lance e aplicou apenas o cartão amarelo ao goleiro do clube alagoano. Os adversários potiguares ainda reclamaram da não exclusão do jogador de campo e o goleiro Vaná, do ABC, foi punido com o cartão amarelo pela insistência na reclamação. Ao fim do jogo, o técnico Geninho não se conteve e criticou duramente o árbitro carioca e ressaltou ter recebido um documento com as modificações na arbitragem para esse ano. O treinador disse ainda que a "arbitragem no futebol brasileiro está muito ruim" e lamentou que o resultado tenha sido influenciado pela má atuação da arbitragem.
Geninho técnico do ABC (Foto: Fabiano de Oliveira)Geninho ficou irritado com a atuação do árbitro carioca Bruno Arleu de Araújo
em Arapiraca (Foto: Fabiano de Oliveira)
Foi um jogo muito disputado como eu achava que seria. Não vou tirar o mérito do ASA, que teve duas jogadas perfeitamente legais e fez os gols, mas a gente tem que lamentar a arbitragem. A arbitragem no futebol brasileiro está muito ruim. O juiz que apitou hoje (sábado) é brincadeira. Nós recebemos um comunicado com as mudanças na regra, eu acho que ele não recebeu. Primeiro, se o goleiro fazia a falta dentro da área, sendo o último homem, ele era expulso. Agora, ele não é mais. Se ele fizer uma falta lá dentro é pênalti. Agora, se ele sair da área, ele é um jogador normal e tem que ser expulso. Então, ou a falta era dentro da área e o goleiro recebia o amarelo e era pênalti ou foi fora da área e o goleiro tem que ser expulso, está na nova regra. Todo mundo recebeu isso, mas acho que o juiz não recebeu. Infelizmente, acho que ele não recebeu - disparou Geninho, reprovando a atuação do árbitro carioca.
O que diz o texto da mudança na arbitragem
A CBF publicou um ofício endereçado para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Oficiais de Arbitragem, Federações, equipes e interessados, recomendando a utilização de novas regras para as quatro divisões do Campeonato Brasileiro deste ano. Dentre as modificações, está a regra de número 12, que fala sobre "faltas e incorreções" durante o jogo. O texto cita quais são as jogadas que devem ser paralisadas e as atuações da arbitragem para a punição dos jogadores. No trecho descrito como "Nova Redação", o documento expõe o seguinte:  "Quando um jogador impedir um gol ou uma clara oportunidade de gol da equipe adversária com falta de mão na bola, o jogador deve ser expulso onde quer que a falta ocorra".

Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário