O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 30 de abril de 2016

Em tempo de clássico existe favorito entre ABC e América?

Exclusivo: ‘Sou um lateral de força e técnica’, diz novo contratado do Potiguar

O lateral-direito Rossales, recém contratado pelo Potiguar para o Campeonato Brasileiro da Série D, conversou no início da tarde deste sábado, 30, com o Portal F9 a respeito de sua vinda para o alvirrubro mossoroese. O atleta disse que recebeu boas informações do clube, cidade e torcida, além de viver uma expectativa de vestir pela primeira vez a camisa do time mossoroense. “As expectativas são boas (de vestir a camisa do Potiguar na Série D). Tive boas referências do time, da cidade, torcedores. Ouvi falar que a torcida é apaixonada pelo clube e a cidade é muito agradável. As minhas características são de força e técnica”. Rossales disse que já teve a oportunidade de trabalhar com Emanoel Sacramento no Gonçalense, também do Rio de Janeiro, e elogiou o treinador. “Conheço bem o trabalho do Emanoel Sacramento. Já tive a oportunidade de trabalhar com ele no Gonçalense. O trabalho dele é de futebol moderno de muita movimentação e variação”. Sobre sua participação esse ano no Bonsucesso, Rossales enfatizou que teve uma boa atuação nas partidas em que jogou. “De 15 jogos da equipe, em 13 deles eu participei e os outros dois não joguei por problemas de documentação. Individualmente considero que fui bem (no Campeonato)”. Rossales é natural de João Pessoa, na Paraíba, e tem 23 anos. Além do Bonsucesso, ele jogou pelo Tigres do Brasil, Santo André, Goytacaz, Araxá, e Gonçalense.
Edinaldo Moreno/F9.net.br

Único potiguar garantido nas Olimpíadas visita alunos do CEI

Nadador olímpico, Marcos Macedo tira selfie com alunos do CEI Romualdo Galvão (Foto: Divulgação)
O único atleta potiguar garantido nos jogos olímpicos Rio 2016 visitou os alunos do CEI Romualdo Galvão. Marcos Macedo, que disputará os ‘100 metros borboleta’ nas Olimpíadas, aproveitou a oportunidade para tirar uma selfie com jovens da equipe de natação da instituição referência na capital potiguar. O encontro do nadador olímpico com os nadadores do CEI Romualdo Galvão ocorreu na última quinta-feira (28). Na fotografia do próprio Marcos Macedo, os estudantes aparecem sorridentes em volta de uma mesa farta, com os anéis olímpicos ao fundo. Concebido pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos destacados modernos, cada um dos cinco anéis representa um continente. O azul corresponde a Europa, o anel amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e, por fim, o vermelho as Américas. Marcos Macedo garantiu seu lugar nos jogos Rio 2016 na semana passada, quando disputou o Troféu Maria Lenk, evento teste para as Olimpíadas que será disputada em agosto deste ano.
Por Ayrton Freire/Portal no Ar

Volante do América-RN destaca mudança de clima antes do clássico

A decisão do Campeonato Potiguar entre América-RN e ABC começa neste domingo. Como o primeiro jogo é na Arena das Dunas, com mando do Alvirrubro, o volante Bruno Renan espera construir a vantagem para que a equipe possa ir mais tranquila para o duelo da volta, no Frasqueirão. Com duas semanas dedicadas exclusivamente à preparação para este clássico, ele afirma que o trabalho tem sido positivo.
Bruno Renan volante do América-RN (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)Bruno Renan não revelou se será titular no clássico contra o ABC (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)
Eu percebi que essas duas semanas de treinamentos foram importantes para corrigir vários aspectos que nossa equipe falhava. O clima mudou muito. A gente tem treinado com muita alegria, mas com responsabilidade e eu acho que isso conta muito. Estamos com um grupo alegre, feliz, todos são amigos, parceiros e dentro de campo isso influencia muito. O trabalho está sendo bem feito. Tem tudo para a gente fazer um bom resultado no domingo e levar uma vantagem para o segundo jogo - comentou. Uma lesão na região posterior da coxa deixou Bruno Renan quase dois meses fora da equipe do América-RN. Dos dois clássicos contra o ABC este ano, o volante participou apenas do primeiro, no qual o rival venceu por 2 a 0, na Arena das Dunas. Ele espera que a história seja diferente desta vez. É sempre um jogo diferente. Agora é a grande final. É um jogo que todo mundo está esperando, não só o torcedor, mas a gente também. É o jogo que todo jogador quer jogar. O importante é a gente fazer nossa parte, ter uma equipe bem postada em campo e sabendo o que deve fazer. Essas coisas que valem dentro de campo - ressaltou.
Por Natal

Geninho espera por jogo de "muito respeito" entre ABC e América-RN


Geninho - técnico do ABC (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)Geninho acredita em um clássico mais estudado na Arena (Foto: Carlos Cruz)

O ABC segue se preparando para o clássico de domingo contra o América-RN, na Arena das Dunas, na primeira partida da final. O jogo acontece às 16h. A equipe treinou na tarde desta sexta-feira e, após o trabalho, o técnico Geninho revelou que espera por um duelo mais estudado e cauteloso das equipes, já que a final se divide em dois confrontos. A segunda partida está marcada para o dia 7 de maio, também às 16h. Eu acho que vai haver um respeito mútuo. É o primeiro jogo e a decisão será em dois (jogos). Teoricamente, o primeiro é um jogo de um pouco mais de cuidado. Você pode até ir se soltando durante, mas acho que o início do jogo é de muito respeito. Não adianta falar que clássico é um jogo normal porque não é, ainda mais um clássico que decide o campeonato. É uma rivalidade muito acentuada dentro de campo.  Presume-se um jogo bastante pegado e corrido. Você tem que estar pra tudo - disse Geninho. O treinador abecedista acredita que a vitória sobre o Goianésia, pela primeira fase da Copa do Brasil, foi importante para o grupo chegar no clássico com moral elevado e lembra a importância de manter o crescimento do time. É uma equipe que, ao contrário do América, começou muito mal. Foi se achando, mas batendo pelas tabelas durante o campeonato, alternava bons e maus resultados, e agora nos últimos vem tendo uma sequência boa. Espero que a gente continue nessa sequência, claro - afirmou. Durante a semana de preparação, o treinador teve as recuperações dos zagueiros Léo Fortunato e Gustavo Bastos e chegou a treinar com três zagueiros, com o jovem Montanha ao lado dos dois mais experientes. Nesta sexta-feira, foi a vez de utilizar o volante Zaquel ao lado de Márcio Passos no setor de marcação. Geninho falou que ainda não definiu o time apesar de todos os testes.
Zaquel volante do ABC (Foto: Andrei Torres/ABC) 
Zaquel (centro) treinou entre os titulares do ABC
(Foto: Andrei Torres/ABC)
Nós testamos algumas coisas durante a semana. Foi uma semana muito boa. Vou analisar bem tudo aquilo que eu fiz, tudo o que trabalhei, a maneira como a equipe se encaixou, o que essa equipe pode fazer dentro do jogo. A estrutura básica é essa, não tem muita mudança. Tenho dúvida na lateral direita, se eu vou com Erivélton ou se vou com o Filipi (Sousa) e entro um pouco mais fechado. São algumas pequenas dúvidas. Eu gosto de pensar um pouco. Ainda tenho sábado inteiro para poder definir - explicou. O ABC realiza o último trabalho antes do primeiro jogo da decisão na manhã deste sábado, a partir das 8h30, no CT Alberi Ferreira de Matos, em Ponta Negra.
Por Natal

sexta-feira, 29 de abril de 2016

CBF altera pela 4ª vez partida entre Gama e América-RN na Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou, na tarde desta sexta-feira, a quarta alteração nas datas dos confrontos entre Gama e América-RN, que se enfrentarão pela primeira fase da Copa do Brasil. As partidas passaram para os dias 14 de maio - ida -, e 19 de maio - a volta, caso seja necessária. Antes, os jogos haviam sido agendados para os dias 18 e 24 de maio. O primeiro jogo, marcado para o Estádio Bezerrão, em Gama, acontece às 17h. A partida da volta está marcada para a Arena das Dunas, em Natal, às 19h15.
Estádio bezerrão (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com) 
Estádio Bezerrão será o palco para o jogo entre Gama e América-RN
(Foto: Fabrício Marques/GloboEsporte.com)
De acordo com a CBF, a adequação de data aconteceu porque a partida "está atrasada em relação ao restante da competição - por conta de questões jurídicas que impediram o início da Copa Verde, na qual o Gama é finalista". A equipe alviverde passou na semifinal da competição pelo Aparecidense - venceu por 3 a 1 no primeiro jogo e perdeu o segundo por 2 a 1, mas avançou por ter melhor saldo que o adversário. A final da Copa Verde será entre Gama e Paysandu, nos dias 3 e 10 de maio.
Por Natal

Policia Militar define Plano de Operações para América x ABC

A Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Metropolitano, definiu o Plano de Operações para o clássico de domingo na Arena das Dunas, América x ABC, o primeiro decisivo do Estadual. Serão empregados no evento 500 PMs, sendo 120 do BPChoque, que atuarão ostensivamente na segurança do público. Ficou definido que serão desencadeadas, com antecedência de duas horas do inicio da partida, atividades de policiamento ostensivo, permanecendo, após o término da partida, nas ruas e avenidas próximas ao Arena das Dunas. O responsável pela operação para o clássico será o Comandante do 5º BPM, Major Correia Lima.
Fonte: Marcos Lopes/PM/ASSECOM/Repórter: SD GLAUCIA

PREFEITURA AJUSTA NOGUEIRÃO PARA A SÉRIE D 2016

LAD - ARBITRAGEM COMPETIÇÃO INFANTIL

PORTARIA Nº 011/2016
O Diretor de Árbitros da Liga Açuense de Desportos, no uso de suas atribuições, determina a seguinte escala de árbitros para a 4ª rodada da primeira fase do 10º Campeonato Assuense de Futebol Infantil 2016 (Ano Base 2001).
Dia 30/04 - 15h - Jogo 11 – Metal Clube x Vilence
Árbitro: Josivan Noia da Silva
Assistente 1: Nalyson Jardel Soares Rodrigues
Assistente 2: Francisco Eliábio Buriti
Delegado: Joaquim Filomeno Neto
Representante: José Fábio de Souza
Dia 30/04 - 16h30m - Jogo 12 – Nova Esperança x União
Árbitro: Gerson Luis do Nascimento
Assistente 1: Francisco Eliábio Buriti
Assistente 2: Nalyson Jardel Soares Rodrigues
Delegado: José Fábio de Souza
Representante: Joaquim Filomeno Neto
Assú - RN, 28 de abril de 2016.
José Fábio de Souza - Diretor de Árbitros
 

Potiguar renova com Jozicley para a Série D

Foto: Marcelo Diaz/ACDP
Em fase de montagem do elenco para a Série D do Campeonato Brasileiro, o Potiguar fechou na manhã desta sexta-feira (29), a renovação de contrato do volante/meia Jozicley, de 34 anos. A informação foi confirmada pelo próprio atleta em contato com o repórter Jaedson Freitas, da 93 FM. O jogador foi um dos destaques da equipe alvirrubra no Campeonato Estadual deste ano, tendo sido titular nos 14 jogos que o clube disputou. Oficialmente, Jozicley é o segundo atleta remanescente do Estadual a renovar contrato com o Potiguar. O primeiro foi o volante Rafael Potiguar. O zagueiro Anselmo e o volante Odair têm renovações dadas como certas. Ainda estão apalavrados o volante Dunga, o zagueiro Ramon e o atacante João Manoel. Além de Jozicley e Rafael, o Potiguar já contabiliza as contratações do meia-atacante Giovanni e do volante Sidney, ambos por indicação do técnico Emanoel Sacramento.
Fábio Oliveira/F9.net.br

Apenas uma vez o campeão do 1º turno levou o Estadual nas últimas seis edições

Das últimas seis edições do Campeonato Potiguar, em apenas uma delas o time que venceu o primeiro turno ficou com o troféu do Estadual. A façanha solitária foi conquistada pelo América, na temporada 2015, sobre o ABC, vencedor do segundo turno, no Frasqueirão. Na atual temporada, o próprio Alvirrubro busca repetir o feito e novamente no estádio do arquirrival. A Copa Cidade do Natal foi conquistada pelos americanos no empate em 0 a 0 contra o Globo. Já a Copa Rio Grande do Norte foi faturada pelo ABC sobre o Alecrim, na vitória por 2 a 0. Nas cinco temporadas anteriores, o time campeão do segundo turno chegou embalado à decisão e ficou com a taça. A sequência foi iniciada em 2010 e 2011, com o ABC derrotando Corintians de Caicó e Santa Cruz, respectivamente. Já em 2012, a vítima foi o Alvinegro, que perdeu para o América, vencedor do turno final. O feitiço virou contra os rubros. Em 2013, os americanos foram batidos pelo Potiguar de Mossoró. A redenção veio em 2014 com o título em cima do Globo, que havia faturado o 1º turno do Potiguarzão.
Confira a lista a seguir:
América foi o único a vencer o 1º turno e depois ser campeão do RN (Foto: Wellington Rocha)
América foi o único a vencer o 1º turno e depois ser campeão do RN
(Foto: Wellington Rocha)
2015
1º TURNO – AMÉRICA
2º TURNO – ABC
CAMPEÃO – AMÉRICA
2014
1º TURNO – GLOBO
2º TURNO – AMÉRICA
CAMPEÃO – AMÉRICA
2013
1º TURNO – AMÉRICA
2º TURNO – POTIGUAR
CAMPEÃO – POTIGUAR
2012
1º TURNO – ABC
2º TURNO – AMÉRICA
CAMPEÃO – AMÉRICA
2011
1º TURNO – SANTA CRUZ
2º TURNO – ABC
CAMPEÃO – ABC
2010
1º TURNO – CORINTIANS DE CAICÓ
2º TURNO – ABC
CAMPEÃO – ABC

Por Heilysmar Lima/Portal no Ar

Zagueiro do América-RN valoriza período sem jogos antes da decisão

O mistério cerca o América-RN nessa semana de clássico contra o ABC, pela final do Campeonato Potiguar. Com o primeiro jogo marcado para o domingo, na Arena das Dunas, o Alvirrubro realiza todos os treinos sem o acesso da torcida e da imprensa. Sem ter jogos oficiais desde o dia 13 de abril, quando encerrou sua participação no segundo turno do estadual perdendo para o Baraúnas, o Mecão trabalha para corrigir os problemas até a hora do primeiro duelo da final. Para o zagueiro Gustavo, o tempo de paralisação foi proveitoso.
Gustavo - zagueiro do América-RN (Foto: Canindé Pereira/América FC)Gustavo classifica como excelente o tempo para treinamentos
que América-RN teve (Foto: Canindé Pereira/América FC)
O América chega preparado. Tivemos tempo para treinar. Por um lado foram bons esses dias que tivemos de folga, sem jogos. Foi tempo para ajustar a equipe, foi tempo para até mesmo nos cobramos. A gente viu que não fez um segundo turno de alto nível. Isso fez com que nos cobrássemos mais e foi bom - comenta.
Na luta pelo tricampeonato, o América-RN venceu o primeiro turno do Potiguar, mas acabou eliminado da Copa do Nordeste e não realizou boa campanha no returno. Com as mudanças na data de estreia na Copa do Brasil, o clube ganhou um intervalo de 17 dias sem jogar. A preparação, então, foi intensificada no CT de Parnamirim. Essas duas últimas semanas foram excelentes. O trabalho foi maravilhoso. A gente viu uma crescente. Nos cobramos, porque se trata de final e temos que colocar as coisas em dia. A gente confia no Moura e em sua comissão e vai fazer o melhor. O importante é sair com o título - concluiu.
Por Natal

Zagueiro do ABC revela estar 100% para a primeira decisão no domingo


Gustavo Bastos, zagueiro do ABC (Foto: Assessoria de Comunicação/ABC FC)Gustavo Bastos participou do treinamento desta quinta (Foto: ABC FC)

O zagueiro Gustavo Bastos viveu dias de apreensão com a incerteza da escalação para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar, que acontece neste domingo, na Arena das Dunas. O defensor sofreu uma lesão na coxa direita na última semana e passou por um tratamento intensivo no departamento médico. Liberado para os trabalhos com bola, Gustavo disse estar "100%" para o clássico contra o América-RN e espera pela confirmação do técnico Geninho para entrar em campo. Está tudo bem, tudo tranquilo. Fui liberado pelo departamento médico em cima de todos os resultados, os doutores já passaram o resultado do exame e, de comum acordo entre eles e a comissão técnica, fui liberado na última terça-feira para fazer um trabalho leve, na quarta-feira fiz um trabalho de campo, e hoje junto com meus companheiros e já estou 100%, pronto para o clássico e à disposição de Geninho - contou o zagueiro. Nesta semana, Geninho realizou uma atividade no Frasqueirão e alternou a formação da equipe. Em um primeiro momento, armou o time com três zagueiros. Depois, tirou Gustavo Bastos e manteve apenas o jovem Montanha ao lado de Léo Fortunato. Para Bastos, a ideia do treinador é testar várias possibilidades em campo. Fico nas opções do Geninho sobre a escalação, não existe nada definido se vamos ter um esquema com 3-5-2 ou 4-4-2, são definições na semana do clássico e tudo depende dos treinamentos. É óbvio, que venho de alguns parado e não se treina os 100% do trabalho, como ontem (quarta-feira), onde participei apenas da metade do treino. São as opções dele, eu estou me sentindo bem, mas existe aquela preocupação com ritmo de trabalho quando se volta do DM. Mas, me sinto muito bem - analisou. Sobre o impasse na venda de ingressos para os torcedores do ABC, que segundo a direção alvinegra, estavam com valores elevados e foi preciso a intervenção do Ministério Público e da Justiça para a definição de um novo preço, Gustavo Bastos acredita que as polêmicas no futebol sempre existirão, principalmente por se tratar de uma clássico. A semana é conturbada, de polêmica e de pessoas falando o que não devem falar, inventando coisas que não devem inventar, tanto de atletas deles como de atletas nossos, isso é uma situação que não precisa porque o clássico maior é dentro de campo. A rivalidade vai se dar só no domingo, um jogo diferente, que movimenta não só a cidade, mas o estado inteiro, e tenho certeza que todos os atletas daqui como os de lá vão dar um grande espetáculo, mas que o ABC possa sair vitorioso - disparou.
ABC - Léo Fortunato - Gustavo Bastos (Foto: Assessoria de Comunicação/ABC FC)Gustavo Bastos (dir.) deve formar a defesa ao lado de Léo Fortunato
(Foto: Assessoria de Comunicação/ABC FC)
Campeão do segundo turno do estadual e classificado na Copa do Brasil, o ABC passa por um ambiente mais tranquilo em relação ao América-RN, adversário que não teve um bom rendimento no segundo turno e está sob o comando de um trio de interinos formado por Moura, Severo Júnior e Vereador. Apesar dos momentos distintos, o zagueiro abecedista descarta o favoritismo para o Mais Querido, mas ressalta o empenho do elenco para acabar com o jejum estadual que dura desde 2011. É complicado falar em favoritismo, porque nós viemos a crescer no segundo turno e o América-RN teve um primeiro turno perfeito, digamos assim. O favoritismo em clássico não existe, muito menos em uma final. É um trabalho do zero, e todos falam que o clássico é um campeonato a parte, e final vai ser um campeonato a parte. É um clássico que move muitas coisas, pensando só do nosso lado vai ser importante, pelo jejum de títulos. O nosso pensamento é fazer o melhor no dia a dia para que o resultado venha no domingo - completou.
Por Natal

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Juiz atende MP e reduz preço dos ingressos para a torcida do ABC

Os ingressos destinados aos torcedores do ABC para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar contra o América-RN, marcado para esse domingo, às 16h, na Arena das Dunas, sofreram uma redução no preço. Os valores serão R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), para o primeiro lote correspondente à metade da capacidade do setor Noroeste, que são 1.600 lugares, e o segundo lote de ingressos aos valores de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), para os espaços restantes. A determinação aconteceu nesta quinta-feira, após julgamento realizado pelo juiz Madson Ottoni de Almeida Rodrigues, titular da 9ª Vara Cível da Comarca de Natal. O Alvinegro contestou os valores cobrados e solicitou uma Ação Civil Pública, que foi ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte. As vendas devem ser iniciadas no site da Arena das Dunas ainda nesta quinta e até o início da manhã da sexta-feira no Estádio Frasqueirão.
América-RN x ABC Campeonato Potiguar Arena das Dunas (Foto: Canindé Pereira/Divulgação) 
Justiça determina mudança nos preços para primeiro
jogo da decisão do estadual (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)
Na decisão, o magistrado considerou que os valores cobrados eram excessivos para os níveis Inferior e Superior do setor Noroeste, destinados a torcida do ABC, e Inferior e Superior do setor Sudoeste, para a torcida do América-RN. No documento, o juiz justifica ainda que "em que pese os setores Sudoeste e Noroeste do estádio serem mais privilegiados em razão de estarem ao abrigo do Sol e de terem uma área de acessibilidade mais facilitada, o preço dos ingressos nesses setores (Sudoeste e Noroeste) não pode extrapolar em grande medida o ingresso cobrado nas demais áreas da praça de esportes, considerando que o torcedor do ABC não dispõe de outra alternativa senão a que foi destinada pelo América, mandante do jogo. Nesse sentido, prima facie, concordo com o Ministério Público e tenho por desproporcional os valores de R$ 80,00 inteira e R$ 40,00 meia fixados pelo América". Caso a decisão seja descumprida, o América-RN pode responder na Justiça e pagar uma multa de R$ 50 mil, revertida em favor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) devem atuar na fiscalização da venda de ingressos.
Por Natal

‘O clube não tem como atender a proposta de Robert’, diz presidente do Potiguar

Após o anúncio oficial da contratação do técnico Emanoel Sacramento para o Campeonato Brasileiro da Série D, agora a direção do Potiguar corre contra o tempo para a contratação de jogadores para a quarta divisão nacional. Um dos atletas procurados pelo clube mossoroense foi Robert, que disputou o Campeonato Estadual pelo Baraúnas, conversa com o alvirrubro, mas a proposta do jogador não tem como ser atendida, informou na manhã desta quarta-feira, 27, o presidente do Potiguar, Benjamin Machado. “Gostaríamos de contar com ele (Robert) pelo que mostrou no Estadual. Porém, não podemos sair da nossa política orçamentária. Vamos buscar outras opções no mercado”, disse o mandatário alvirrubro. A reportagem também entrou em contato com o jogador e este entrave na negociação diz respeito a pedida de um apartamento para ele e a família durante o período da Série D. “Isso (afirmando ter pedido o apartamento). Essa foi minha exigência para ir (defender o clube na Série D). Estou no aguardo. Agora está a critério dele (Benjamin Machado). Se vai querer ou não”, informou o atacante autor de cinco gols pelo Baraúnas no último Estadual. Outro atleta especulado para defender a camisa alvirrubra é Giovanni, já com passagem pelo clube em 2013. O Portal F9 teve informação de que ele é um dos indicados do técnico Emanoel Sacramento para o Brasileirão da Série D. Benjamin Machado disse que ainda não entrou em contato com o atleta até a publicação.
Edinaldo Moreno/F9.net.br

Jean Pierre Gonçalves Lima apita América-RN x ABC no domingo

O árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima, aspirante Fifa, vai dirigir o primeiro jogo da final do Campeonato Potiguar, entre América-RN e ABC, no domingo. O gaúcho será auxiliado pelos catarinenses Kléber Lúcio Gil e Nadine Schramm Câmara Bastos, ambos da Fifa. O sorteio foi realizado na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, e o resultado foi divulgado pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
jean pierre gonçalves lima CORINTHIANS X CORITIBA (Foto: Marcos Ribolli) 
Jean Pierre Gonçalves Lima apita América-RN x ABC
neste domingo (Foto: Marcos Ribolli)
Este primeiro confronto da decisão será realizado na Arena das Dunas, com início às 16h. A solicitação de um trio de arbitragem da Fifa foi feita pelo América-RN, mandante do jogo.
Por Natal

Santa Cruz 2 x 1 Campinense - Copa do Nordeste - Final - 27/04/...

“Hoje o Baraúnas existe”, desabafa dirigente

Foto: Fábio Oliveira
O vice-presidente do Baraúnas, o radialista Gílson Cardoso, declarou na noite desta terça-feira (26) que o clube vive um momento de equilíbrio administrativo jamais visto em sua história. A explanação, que serviu como uma breve prestação de contas do clube, aconteceu durante o programa Resenha Esportiva, da 93 FM. Na oportunidade, o dirigente comemorou a condição de legalidade vivida atualmente pelo clube.
“Hoje o Baraúnas existe. Não quero citar dirigentes anteriores, mas hoje o clube está legal perante todos os órgãos, graças ao trabalho dessa diretoria”, garantiu. A afirmação do cartola refere-se ao fato de no final do 2015 ter-se descoberto, em uma consulta à FNF, pelo então presidente Zé Peixeiro, que o Baraúnas não tinha uma diretoria legalmente constituída desde 2006, ano em que o clube conquistou o título estadual.  Ainda de acordo com Gílson, a pretensão da atual diretoria é fechar o ano sem pendências financeiras. O vice-presidente leonino admitiu que ainda há dívida com o elenco que disputou recentemente o Campeonato Estadual, mas que o clube está trabalhando para zerar todos os débitos referentes a temporada. “Em alguns dias quitaremos todos os débitos com os jogadores. Temos, inclusive, uma parcela do patrocínio da Prefeitura para receber, que servirá para ajudar na quitação dessas pendências”, garantiu. O vice-presidente leonino aproveitou para falar sobre a continuidade das atividades no Baraúnas na temporada. Ele declarou que, apesar de o departamento de futebol profissional do clube se encontrar em recesso, devido a eliminação no Estadual e pela não conquista de vaga para a Série D, as categorias de base do Tricolor seguem atuando, se utilizando de todas as instalações da Toca do Leão e recebendo a atenção da diretoria. A explicação ocorreu em tom de desabafo, em face de notícia veiculada na imprensa local de que o Centro de Treinamento do clube estaria abandonado, com seu gramado servindo para pasto. “Temos duas categorias que treinam frequentemente em nosso campo, que segue sendo tratado normalmente e apresenta perfeitas condições de uso. Além disso, essas equipes fazem refeições na Toca e até se concentram nos alojamentos, a partir das quartas-feiras, para os jogos dos fins de semana da Liga”, revelou, referindo-se aos atletas dos times sub-17 e sub-20. Além dessas duas categorias, o Baraúnas possui ainda equipes sub-11 e sub-13 em atividade, disputando o campeonato da Liga Desportiva Mossoroense. De acordo com Gílson, o Baraúnas confirmou participação no Estadual Sub-19, que vale vaga para a Copa São Paulo, no segundo semestre. Ele garantiu que, em caso de conquista da vaga, o clube disputará a competição paulista. É que havia o receio de uma desistência, devido os altos custos, como ocorreu em um passado recente com outras equipes potiguares que conquistaram a vaga. “Os custos são muito altos, mas nós temos uma parceria com empresário Luciano Martins, que foi muito bem sucedida no Estadual, que segue firme e nos dá essa garantia. Além de ceder jogadores ao Baraúnas para o Estadual, teremos um suporte para jogar a Copa São Paulo, caso conquistemos a vaga. Nós iremos sim”, finalizou de forma enfática.
Fábio Oliveira/F9.net.br

Com a volta de Gustavo Bastos, Geninho testa ABC com três zagueiros

A volta de Gustavo Bastos aos treinos com bola foi a novidade do ABC na tarde de ontem, quarta-feira. Recuperado de lesão na coxa direita, ele participou de parte da atividade como titular, formando a zaga com Montanha e Léo Fortunato. A formação mais precavida, com três zagueiros, foi testada por Geninho no coletivo realizado no Estádio Frasqueirão. Outra mudança para encarar o América-RN está confirmada e se refere à saída de Naldinho para a entrada de Echeverria, graças à boa atuação contra o Goianésia. Márcio Passos foi o único volante no time titular, e Erivélton voltou a ser improvisado na lateral direita. O time inicial foi montado com Vaná, Gustavo Bastos, Montanha e Léo Fortunato; Erivélton, Márcio Passos, Lúcio Flávio, Echeverria e Luiz Felipe; Jones Carioca e Nando.
Treino do ABC (Foto: Divulgação/ABC)Gustavo Bastos participa de coletivo e deve jogar no domingo, contra o América-RN
(Foto: Divulgação/ABC)
Durante a atividade, Alex Ruan substituiu Luiz Felipe, e Geninho fez outros testes, como a entrada do lateral-direito Filipi Sousa no lugar de Gustavo Bastos, poupado da parte final por precaução. Com isso, Erivélton voltou ao meio-campo, mas pouco depois sentiu dores na coxa direita e deixou o treino. Chiclete acabou entrando no time. O Alvinegro seguiu a atividade com Vaná, Filipi Sousa, Montanha, Léo Fortunato e Alex Ruan; Márcio Passos, Erivélton (Chiclete), Lúcio Flávio e Echeverria; Jones Carioca e Nando. O primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar é no domingo, às 16h, na Arena das Dunas. A partida de volta é no dia 7, no Frasqueirão, no mesmo horário.
Por Natal

Gabriel descarta favoritismo na final, mas quer América-RN atento ao ABC

A preparação no América-RN segue firme, apesar das baixas de Lúcio Curió e Júlio Terceiro para a primeira partida da decisão do Campeonato Potiguar. No treino desta quarta-feira, realizado no CT Abílio Medeiros, o técnico interino Moura realizou um trabalho tático, mas ainda não confirmou a equipe que vai enfrentar o ABC. Campeão da Copa Cidade do Natal, o América-RN relaxou no segundo turno e viu de longe a evolução do ABC, adversário do próximo domingo. Apesar do momento mais favorável do adversário, o lateral-direito Gabriel reforça que na decisão não há favorito, ainda mais por se tratar de uma Clássico Rei. Não existe favoritismo em clássico. Já disputei pelos dois clubes e sei do peso que tem quando o resultado não é positivo, principalmente se tratando de uma final. Estamos muito bem preparados, somos um novo time - conta o lateral.
Gabriel - lateral-direito do América-RN (Foto: Canindé Pereira/América FC) 
Gabriel descarta favoritismo no Clássico Rei que decide
o estadual 2016 (Foto: Canindé Pereira/América FC)
LEIA MAIS
Com Chikungunya, Curió desfalca América-RN na final; DM veta volante
Gabriel conta ainda que o Mecão vai em busca de um resultado favorável já no primeiro jogo na Arena das Dunas, para conseguir uma vantagem para a segunda partida no Estádio Frasqueirão, marcado para o dia 7 de maio. O jogo zerou. Sabemos da importância desse primeiro jogo e que ele pode decidir o campeonato. Não há vantagem nessa final, quem fizer o maior número de pontos ou gols será o campeão. Então, temos que colocar a bola no chão, fazer nosso jogo e colocar em prática tudo o que Moura, Severo  Júnior e Vereador estão nos passando - completou.
Por Natal

Festa do Prêmio Craque Potiguar e Concurso da Musa acontece dia 9 na Toyolex

Foto da edição de 2015, créditos: Canindé Soares.
Tudo confirmado para mais uma edição do Prêmio Craque Potiguar, a seleção dos melhores do Campeonato Potiguar 2016. O evento será no próximo dia 9 de maio, às 19h, na concessionária Toyolex, em Natal, onde serão conhecidos os destaques da competição, eleitos pela imprensa convidada. Receberão prêmios os  11 melhores jogadores, em todas as posições, o técnico, o árbitro, árbitro auxiliar, revelação, o craque do Campeonato, dirigente destaque, artilheiro e parceiros que apoiaram o Campeonato ser em 2016 uma temporada com mais patrocinadores.A competição, que já tem aumento de 30% do público pagante em relação ao ano passado, terá os jogos finais nos dias 1 e 7 de maio, quando ABC e América, definirão quem será o campeão da temporada. Cada clube ganhará um carro Toyota, o Etios 0Km, no dia 9, premiação da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), avaliado em R$ 42 mil. Os carros equivalem à premiação para o campeão de cada turno. 
Concurso Musa do Futebol Potiguar 2016 
A noite também será dedicada a um concurso da Musa do Futebol Potiguar. Oito candidatas disputam o prêmio de R$ 3 mil, valor que a vencedora receberá pela conquista. A votação continua no site da FNF (www.fnf.org.br) para definir a primeira finalista, mas os jurados no dia 9 definirão mais duas finalistas, além da campeã de 2016.
Fonte: FNF

Edital Convocação Competição Juvenil

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

  O Presidente da Liga Açuense de Desportos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, vem através do presente, convocar todos os representantes de equipes filiadas à Liga para participarem do CONSELHO ARBITRAL que deliberará sobre o regulamento e a tabela do 12º Campeonato Assuense de Futebol Juvenil 2016 (ano base 1998), que acontecerá no dia 17 de maio de 2016, terça-feira, às 19h30m (dezenove horas e trinta minutos), na sede social da Liga, localizada no Estádio Edgard Borges Montenegro (EDGARZÃO), situado à Rua Major Ovídio Melo Montenegro, SN – Bairro Farol – Assú/RN.
O Presidente comunica ainda, que a competição está previamente programada para iniciar no dia 28 de maio de 2016.
O Presidente comunica também, que somente poderão participar da competição as equipes que estiverem devidamente regularizadas junto a Secretaria da Liga até o dia 17 de maio de 2016.
                   Assú – RN, 26 de abril de 2016.
Francisco das Chagas Soares - Presidente
 

Léo Fortunato reforça concentração do elenco do ABC para primeira final


Léo Fortunato zagueiro do ABC (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)Léo Fortunato está confirmado no ABC para a final (Foto: Carlos Cruz/GE.com)

Recuperado de uma lesão na coxa esquerda, o zagueiro Léo Fortunato está confiante para o duelo deste domingo contra o América-RN, que vale a primeira partida da decisão do Campeonato Potiguar. O jogador participou do coletivo na tarde desta quarta-feira e ressaltou os testes feitos pelo técnico Geninho, que realizou uma parte do trabalho com atletas na defesa e, depois, retornou à formação com uma dupla na zaga. Ainda não está definido. Acho que ele está testando, até porque esse é o momento de trabalhar, de ter mais opções e quando no momento do jogo, poder mexer no time e saber fazer da melhor forma possível. Por isso, não treinamos só uma formação, mas treinamos várias para ter a opção certa. A gente está em campo para poder somar e ajudar o grupo. Independente de três zagueiros ou não, você precisa ser profissional e se adequar para a posição que o treinador colocar o jogador para atuar. Estou preparado, independente de ser com três zagueiros ou não, e bastante focado para ajudar a equipe a ser campeã - disse Léo Fortunato. Campeão do segundo turno do estadual e classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, o ABC segue embalado e vê a conquista do Campeonato Potiguar, em um Clássico Rei, como ápice do trabalho neste primeiro semestre. Léo Fortunato reforça a motivação do elenco alvinegro e espera desempenhar um bom papel nos dois jogos da decisão. A gente que a motivação é fundamental e, se tratando de um clássico, você precisa estar motivado por si próprio, porque é um clássico que para o estado. A gente está focado, trabalhando da melhor forma possível para poder desempenhar um bom papel. Nós sabemos que são jogadores com muita experiência, com alta qualidade e nós sabemos que o grupo precisa ter atenção para evitar os erros, marcando o adversário perto para não sofrer tanto na partida - planejou.
Por Natal

Liga descarta mudança na fórmula de disputa do Nordestão até 2022


Ex-presidente do Vitória, Alexi Portela, no "Arena SporTV" (Foto: Victor Costa / SporTV.com)Presidente da Liga do Nordeste de clubes explica contrato até 2022 que garante entrada no Nordestão via estaduais
(Foto: Victor Costa / SporTV.com)

O presidente da Liga Nordeste de clubes, Alexi Portela, afirmou na tarde desta quarta-feira que a entidade não tem conhecimento de discussões que envolvam mudanças no regulamento do torneio regional. O dirigente explicou a inviabilidade de alteração no sistema devido à existência de um contrato entre Confederação Brasileira de Futebol (CBF), federações da região, clubes e a empresa detentora dos direitos de transmissão da competição que mantém o preenchimento de vagas no Nordestão apenas através dos campeonatos estaduais. Alexi enfatizou que as regras estabelecidas têm um prazo de 10 anos, seguindo assim até 2022. A Copa do Nordeste, no atual formato, é disputada por 20 clubes, divididos em quatro grupos. O campeão ganha vaga na Sul-Americana. Cada estado tem direito a duas vagas, exceto Pernambuco e Bahia que possuem três times no regional. Presidentes de federações e clubes expuseram a intenção de alterar o modelo de disputa, uma maneira de enxugar a competição, reduzindo o número de datas, e colocando como um dos critérios de entrada no regional o ranking geral dos clubes da CBF, não apenas campeões e vice dos estaduais. Para Alexi, discussões sobre alteração no regional só depois de 2022. Não tenho conhecimento dos debates em torno de mudança. O que existe é um contrato para que o modelo vigente permaneça até 2022, assinados pela Confederação Brasileira de Futebol, federações participantes, pela Liga e os clubes - reforçou Alexi Portela.
Taça da Copa do Nordeste (Foto: Divulgação)
A partir de 2015, a Copa do Nordeste ganhou mais quatro clubes, dois do Maranhão e outros dois do Piauí. Os estados não fazem parte da divisão geográfica da CBF, que coloca PI e MA na região Norte. Os representantes desses estados não tinham vaga no Nordestão, mas um acordo os acolheu de forma temporária. O contrato vai até 2017, período de avaliação desses times na competição. A única alteração no regional que pode acontecer, segundo Alexi, é a saída ou a permanência dos dois estados. Isso será debatido após o fim do regional de 2017.  O Piauí e o Maranhão tiveram concessões de participação pela Liga por três anos. Esse prazo termina em 2017 e os outros clubes da região irão definir se esses estados continuam ou não na Copa do Nordeste depois desse período. Acho que todos devem participar, mas são os clubes pertencentes à Liga que vão definir. Não decido sozinho - finalizou Alexi.  A Copa do Nordeste tem Santa Cruz e Campinense como finalistas da edição de 2016.
Por Teresina