O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Único ouro do RN nos Jogos da Juventude, Larissa Dutra lembra início no pentatlo

A potiguar Larissa Dutra tem apenas 13 anos, mas já compete como gente grande. Depois de experimentar vários esportes por influência da família - o pai e o irmão praticam artes marciais -, ela se descobriu no atletismo e há apenas um ano tem se dedicado ao pentatlo, que engloba as competições de salto em altura, salto em distância, arremesso de peso, 80m com barreiras e 800m rasos. Mesmo competindo na modalidade há pouco tempo, começa a colher os frutos do trabalho. Larissa, que é aluna da Escola Freinet, conquistou a única medalha de ouro do Rio Grande do Norte nos Jogos Escolares da Juventude - para atletas de 12 a 14 anos -, em Curitiba. A façanha valeu ainda a convocação para fazer parte da delegação do Brasil que participará dos Jogos Escolares Sul-Americanos, em Cochabamba, na Bolívia, de 6 a 8 de outubro. Será a primeira experiência internacional da jovem atleta. Para Larissa, o principal responsável pelo sucesso nas pistas é o técnico Armando Lima, "descobridor" do talento escondido. Foi tudo (graças a) Armando.
Larissa Dutra e o técnico Armando Lima, responsável pela "descoberta" do talento da potiguar (Foto: Hugo Monte/GloboEsporte.com)
Ele que chegou e disse: 'você tem jeito de prova combinada'. Eu achei estranho, porque minha prova mesmo era o salto em altura e os 80m com barreira, porque no salto em altura eu me dou bem, no salto em distância, nos 80 metros com barreira, menos no arremesso de peso, porque eu não tenho muita força e nos 800m por causa da resistência. É muito puxado. Mesmo assim ele insistiu: 'vá para a prova combinada, que eu sei o que eu estou fazendo e você vai ser campeã' - lembra Larissa. Dito e feito. A partir de então, Larissa começou a trabalhar especificamente para a modalidade sob supervisão de Armando. Foi aí que surgiu a oportunidade de se inscrever na edição regional dos Jogos Escolares da Juventude. Resultado: medalha de ouro e classificação para etapa nacional, em Curitiba, onde veio a glória maior - o título de campeã nacional, conquistado no último dia 15. Para o técnico Armando Lima, as qualidades e a rápida adaptação a novos exercícios chamaram a atenção de tal maneira que ele não teve dúvidas: estava diante de um talento nato que precisa ser lapidado e aperfeiçoado. Ele ressalta que, apesar do pouco tempo que Larissa pratica pentatlo, seus resultados são expressivos e, devido à pouca idade, ainda tem muito a melhorar. Ela foi uma surpresa. Tem boa velocidade, boa coordenação motora e chamou a atenção pelo seu biotipo, sua altura. Nas aulas, ela mostrou excelente desempenho fazendo boas marcas e passamos a aperfeiçoar. Depois, identifiquei que ela tinha habilidade para outras provas e fizemos o teste na prova combinada, que é o pentatlo. E ela vem se saindo muito bem, tanto que conquistou o ouro com tão pouco tempo de contato com a modalidade e já foi convocada para a seleção brasileira - comentou.
Por GloboEsporte.com, Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário