O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Reta final da segundona do RN: Veja o que cada time precisa para o acesso

Força e Luz é o atual líder da competição (Foto: Diego Simonetti)
Faltando três rodadas para o fim da segunda divisão do Campeonato Potiguar 2017, os cinco clubes participantes - Força e Luz, Palmeira-RN, Mossoró EC, Atlético Potiguar e Visão Celeste - ainda tem chances de conquistar o título e o tão sonhado acesso. Na fórmula de disputa estabelecida, os times se enfrentam entre si em turno e returno e o que somar mais pontos ao final é declarado campeão e garante vaga na elite em 2018. Como são cinco participantes na disputa, um time folga por rodada - Atlético Potiguar e Visão Celeste jogam três vezes nas últimas rodadas, enquanto os outros, apenas duas. A disputa parecia se desenhar para o título e acesso do Mossoró EC, mas um fato ocorrido em meio ao campeonato embolou a classificação: o time mossoroense liderava com folga, mas foi punido com a perda de seis pontos pela escalação irregular de um jogador. Com isso, despencou para a penúltima posição e iniciou a reabilitação - venceu as duas partidas disputadas após a punição - e está de volta à briga pelo título. Após sete rodadas disputadas, o GloboEsporte.com analisou a classificação do torneio e os confrontos restantes para esboçar o que cada equipe precisa fazer nesta reta final para estar na elite do futebol do RN ano que vem. Confira a situação de cada dos times.
Força e Luz
O Time Elétrico é o atual líder com 9 pontos e, para subir, depende apenas de si. Recebe o Mossoró EC nesta quarta, pela 8ª rodada, folga na rodada seguinte e encerra a participação enfrentando o Atlético Potiguar. Basta vencer os dois confrontos restantes para carimbar a vaga na primeira divisão. Caso empate um dos dois jogos, Palmeira-RN e Mossoró EC não podem somar duas vitórias nas últimas rodadas. Pode até ser campeão vencendo apenas um dos dois compromissos - os adversários citados anteriormente também precisam perder pelo menos uma das partidas que ainda disputarão. Palmeira-RN
Dos times que disputam a segundona, o Palmeira-RN é o último que esteve na primeira divisão - foi rebaixado em 2016. Após um início abaixo do esperado, a vitória diante do líder Força e Luz neste domingo diminuiu a diferença para apenas um ponto e o time de Goianinha aparece agora na segunda posição, com oito pontos. Para voltar à elite, precisa vencer nas duas últimas rodadas e torcer para que o Força e Luz some, no máximo, quatro pontos nos jogos restantes. 
Mossoró EC
O Mossoró EC volta à disputa da segunda divisão este ano - tentou a sorte em 2015 e ficou de fora ano passado. Depois de mais de 20 anos, o sonho do time mossoroense é voltar à primeira divisão potiguar, que disputou apenas em 1996. O time começou a disputa com tudo e estava na liderança até ser punido com perda de seis pontos, pela escalação irregular do goleiro reserva Kleber. Hoje, ocupa a terceira posição, com sete pontos. Para ser o terceiro time de Mossoró na divisão principal do estado no ano que vem, o Carcará deve vencer o confronto direto contra Força e Luz (casa) e o Visão Celeste (fora), além de torcer para que o Palmeira-RN perca ou empate um dos dois jogos que restam. 
Atlético Potiguar
A Pantera começou bem o torneio vencendo os dois primeiros jogos, mas começou a oscilar e acumular tropeços desde então. Antes da derrota para o Mossoró EC, a terceira consecutiva, havia sido goleado por 5 a 1 pelo Força e Luz, resultado que custou o cargo do técnico Marcelo Barbosa. O Atlético Potiguar ocupa a quarta colocação da segundona com seis pontos - fruto das vitórias nas primeiras rodadas. Para se sagrar campeão, a matemática é a seguinte: Como é um dos times que ainda tem três partidas para jogar, caso vença todas, precisa que o Força e Luz não some mais que quatro pontos até o fim do campeonato. Em caso de derrota em algum dos jogos, o Força não pode vencer mais que uma vez, além de que Palmeira-RN e Mossoró EC teriam que, na pior das hipóteses, vencer uma e empatar a outra. 
Visão Celeste
O representante de Parnamirim na segundona enfrentou dificuldades antes mesmo de entrar em campo. Às vésperas do início da competição, uma parceria com um grupo de fora não se concretizou e o time precisou correr contra o tempo para participar da segundona. Depois de perder as três primeiras partidas, conseguiu a primeira vitória ao derrotar o líder Força e Luz. Mesmo com o resultado positivo, no momento, é o lanterna com apenas quatro pontos. É o clube mais longe do acesso e precisa de um verdadeiro milagre para subir: vencer os três jogos que restam e torcer para que Força e Luz e Palmeira-RN somem, no máximo, três pontos e o Mossoró EC não vença suas duas partidas nas últimas rodadas. 
Por GloboEsporte.com, Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário