O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 13 de maio de 2017

Geninho valoriza ponto conquistado pelo ABC em "jogo típico de Série B"

Apesar do empate sem gols com o Paraná no Frasqueirão, Geninho(Foto) não ficou tão chateado com o rendimento do ABC. O time não conseguiu criar jogadas ofensivas e errou muito na hora do passe, mas se portou bem na defesa e não deixou o adversário jogar. Para o comandante alvinegro, essa estreia na Série B é só uma mostra do que vem nas rodadas seguintes. Foi um jogo típico de Série B. Disputado, corrido, com muitas faltas para matar jogada, bola parada e poucas chances para os dois lados. Eu acho que o ABC teve um volume um pouco maior, mas foi aquele volume ofensivo que não levou a nada porque não criamos chances de gol. O Edson quase não fez defesa. Enfrentamos um adversário complicado, que historicamente começa bem a Série B, apesar de dar uma caída ao longo da competição. É um adversário de qualidade - disse o técnico.  Sem levar em conta o fator Frasqueirão, onde o ABC não perde há 32 jogos, Geninho alerta ao torcedor que não terá vida fácil no estádio por causa do nível dos adversários e comemora o ponto conquistado na rodada de estreia. O treinador destacou que o único time da Segundona que tem a obrigação de vencer como mandante é o Internacional. Temos que pensar de forma positiva: conseguimos um ponto e isso lá na frente pode nos garantir a classificação. Eu acho que vai ser assim durante o campeonato inteiro, aqui (no Frasqueirão) ou fora. Série B não tem isso de fator casa. É tudo igual. Da mesma maneira que nós temos dificuldades aqui, vamos dar dificuldades fora. Quando você joga um nível de Campeonato Potiguar, onde o seu time é acima dos outros, você tem obrigação de ganhar em casa. Hoje, eu só digo que um time tem essa obrigação: o Internacional, porque tem muito investimento. Primeiro, você tem que fazer 45 ou 46 pontos para permanecer na Série B. Depois disso, tentar brigar para tentar subir. Aonde você consegue isso, não nos interessa - completou. O Inter, por sinal, é o próximo adversário do ABC, no sábado, dia 20 de maio. O jogo será no Beira Rio, em Porto Alegre.
Por GloboEsporte.com, Natal

CBF exige laudo do CREA para liberar o Edgarzão

CBF quer laudo CREA para liberar o Edgarzão em Assu
Ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) endereçado a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) informa que a partida entre Potiguar e Maranhão, no próximo dia 21, válida pela primeira rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, se for marcada para o Nogueirão deverá ser realizada de portões fechados. O presidente do alvirrubro, Marcos Fernandes, confirmou na última sexta-feira, 12, que não existe a possibilidade de jogar de portões fechados. O plano A da equipe mossoroense, com a ausência do Nogueirão, é jogar em Assu. Porém, os laudos do estádio Edgarzão precisam de uma revisão. diferente das competições estaduais, nas competições Nacionais, a CBF exige um laudo do CREA que vale por dois anos. Ao Globoesporte.com, o mandatário alvirrubro informou que até mesmo jogar na Arena das Dunas e no Frasqueirão não está descartado. “Se nenhum dos dois estádios tiverem condições, nós vamos tentar jogar ou na Arena das Dunas ou no Frasqueirão. Já comuniquei ao presidente José Vanildo sobre a nossa situação, ele está ciente do nosso problema, mas esperamos resolvê-lo em breve”, disse Marcos Fernandes ao portal. Informação obtida junto ao presidente da LAD em Assu, Francisco Soares, "Tanto a Liga proprietária do Edgarzão, quanto a direção do Potiguar estão fazendo de tudo para que até terça-feira(16/05) o laudo do CREA chegue a CBF via FNF e o estádio de Assu esteja apto para receber os jogos do alvirrubro mossoroense na série "D" 2017". O estádio Nogueirão não está liberado para receber jogos oficiais. A informação foi confirmada pelo Comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Mossoró, Major Queiroz.
Fonte: Ednaldo Moreno com alterações do Blog Tatutom  

Potiguar vence jogo-treino preparatório para a estreia no Brasileirão

Foto: Marcelo Diaz/ACDP
Jogando no estádio O Medeirão, na cidade de Baraúna-RN, o Potiguar venceu o Palmeiras de Baraúna pelo placar de 4 a 3, em jogo-treino que serviu de preparação para a estreia do Time Macho na Série D do Campeonato Brasileiro. Os gols do Potiguar foram marcados por Dedé Macaíba, que marcou duas vezes, Guilherme e Clebinho. Andrielly, Tom e Diego Upanema marcaram para o time da casa. O Potiguar abriu o placar com o atacante Dedé Macaíba aos 10 minutos do primeiro. Após receber passe de Lucácio, o atacante alvirrubro finalizou no canto direito do goleiro. O Palmeiras empatou em cobrança de falta de Andrielly, aos 35. O gol da virada do time de Baraúna aconteceu aos 38 minutos, após cruzamento na área, Tom subiu no meio da zaga e cabeceou sem chances para Rafael Betiol. Aos 44, Diego Upanema acertou um forte chute de fora da área e ampliou o placar. No segundo tempo, o Potiguar buscou a virada e chegou ao segundo gol aos 11 minutos, com o atacante Guilherme. O gol de empate foi marcado por Dedé Macaíba aos 23 minutos. A virada veio com o atacante Clebinho, aos 34. O Potiguar atuou com: Rafael Betiol (Ronaldo Maranhão); Augusto, Fernando Andrade (Artur), Lua Clayton e Gustavo Henrique; Rafael Potiguar (André), Hidalgo (Cris) e Jonathan (Alef); Guilherme (Clebinho), Lucácio (Gaúcho) e Dedé Macaíba (Léo Gáucho). A equipe alvirrubra se reapresenta na segunda-feira (15), às 8h30, em local ainda a ser definido pela comissão técnica. A estreia do Maior do Interior na Série D acontecerá no domingo (21), às 17h, diante do Maranhão-MA, no estádio Nogueirão, em Mossoró-RN.
Fonte: Site Oficial do Potiguar de Mossoró

ABC e Paraná não saem do 0 a 0 na largada da Série B

Nada de gols. ABC e Paraná ficaram no 0 a 0 neste sábado, no estádio Frasqueirão, em Natal, em partida válida pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Sem inspiração, as equipes fizeram um jogo truncado, com muitos erros de passes e nada de criatividade em campo. Na segunda rodada, o ABC vai até Porto Alegre encarar o Internacional, no sábado, às 19h (horário de Brasília). O Paraná volta a campo um dia antes, na sexta-feira, diante do Paysandu, às 19h15, na Vila Capanema. 
O primeiro tempo foi sofrível e muito truncado no Frasqueirão. Em ritmo lento, as equipes quase nada apresentaram nos primeiros 45 minutos de partida em Natal. O ABC tentou assustar logo aos seis minutos, quando Gegê cobrou escanteio, Oswaldo cabeceou, mas Nando não alcançou a bola. Com mais posse de bola, os donos da casa tiveram dificuldades para sair jogando, enquanto os visitantes não conseguiam se organizar na saída da defesa para o ataque. Antes do apito inicial da primeira etapa, o time de Geninho chegou com chute de Guedes e uma cabeçada de Nando, mas sem muito perigo para Léo. Mal começou o segundo tempo, a partida foi paralisada por falta de ambulância no Frasqueirão. Um torcedor sofreu acidente na arquibancada do estádio, bateu a cabeça e foi transportado de ambulância para um hospital de Natal. Sem outro veículo para o reinício do duelo, o jogo ficou parado por 19 minutos. Com a bola rolando, as equipes voltaram um pouco mais ligadas para a etapa final. Do lado tricolor, Biteco cobrou falta com efeito e Edson fez a defesa. O troco veio em seguida. Após cruzamento para a área, Echeverría se esticou no chute e Léo salvou em cima da linha. Porém, com muitos passes errados e sem perigo a gol, o placar permaneceu do mesmo jeito que começou, ou seja, inalterado. 
Por GloboEsporte.com, Natal

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Técnico Edivaldo Oliveira comandará o Potiguar na Série D

Técnico Edivaldo Oliveira foi anunciado para comandar o clube na Série D. Foto: Marcelo Diaz/Potiguar
O alvirrubro mossoroense anunciou onze jogadores, o técnico e a apresentação do elenco para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Na parte da manhã de ontem o clube anunciou, primeiramente, o zagueiro Arthur Potiguar, o lateral-direito Augusto, o volante Rafael Potiguar e o atacante Dedé Macaíba. Ainda pela manhã foram anunciados os zagueiros André e Lua Clayton e o volante Jonathan. Já na tarde houve a confirmação do meia Cris e dos atacantes Clebinho, Guilherme e Paulo Staudt. O nome do técnico também foi divulgado pela diretoria do clube. Trata-se de Edivaldo Oliveira. Ele tem 49 anos e é natural de Jaboatão dos Guararapes. Segundo o site oficial do Potiguar, seus últimos clubes foram o Sete de Setembro-AL, Atlético Ituiutaba-MG e o Operário FC-MT. A estreia do Potiguar na Série D será diante do Maranhão no próximo dia 21. A partida está marcada para o estádio Nogueirão, mas o Corpo de Bombeiros informou que o estádio não está liberado para receber jogos até o momento.
Fonte: Blog do Ednaldo Moreno via Assessoria do Potiguar de Mossoró

Fase preliminar da Copa do Nordeste deve ocorrer ainda este mês

O Globo, vice-campeão potiguar, participará do Pré-Nordestão. Foto: Divulgação/Globo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através de sua diretoria de competições, definiu o novo critério de participação na Copa do Nordeste. A medida passa a valer a partir de 2018. Em reunião realizada na noite desta terça-feira, CBF, Liga do Nordeste e federações nordestinas acertaram as datas da fase preliminar da competição, que está sendo chamada de Pré-Nordestão. Esta fase está prevista para acontecer nos dias 24 e 31 deste mês. O Pré-Nordestão contará com a participação dos seis vice-campeões do Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Sergipe e Piauí, além dos terceiros colocados de Pernambuco e Baiano deste ano. Para a seletiva, já estão definidos cinco dos oito times que vão disputar o pré-Nordestão: Globo FC, CSA, Treze e Itabaiana – que foram vices em seus estados -, além do Fluminense de Feira, terceiro colocado na Bahia. Os outros três serão os vice-campeões do Piauí (Parnahyba, River-PI ou Altos) e do Maranhão (Cordino/Sampaio Corrêa ou Moto Club), além do terceiro colocado de Pernambuco (Santa Cruz ou Náutico).

Com informações da Folha de Sergipe e Globoesporte da Paraíba

Após vitória em teste, técnico do América-RN diz que é hora de "análise fria"

(Foto: Diego Simonetti/ Blog do Major)
A vitória por 3 a 1 sobre o Santa Cruz de Natal, em amistoso realizado na tarde desta quarta-feira, foi o pontapé inicial de um novo América-RN. Na avaliação do comandante Leandro Campos, o desenvolvimento apresentado em campo foi aquém do esperado para a Série D, mas isto se deve ao pouco tempo de trabalho à frente da equipe. Para o treinador, é hora de analisar o que está certo e errado e trabalhar ainda mais até a estreia no Brasileirão, no dia 21, contra o Murici. Nós temos que ter o entendimento que não importa o placar numérico. O importante não é o placar, mas o que foi desenvolvido. Nós precisamos ainda melhorar em jogadas ofensivas e marcações. Isso faz parte. Não dá para ter em 15 dias de trabalho, em um grupo misturado, a perfeição. Vamos fazer uma análise fria do que foi desenvolvido e avaliar. O caminho é esse. O América-RN tem um time novo. Não é o correto porque éramos pra ter uma base do estadual, mas infelizmente tem que ser assim - disse Leandro Campos.
No teste contra o Santa Cruz, os gols foram marcados pelo lateral-esquerdo Danilo, no primeiro tempo, e pelos meias Geovani e Juninho, na etapa final. O time rubro volta a fazer um amistoso neste sábado, e o adversário será o Campinense, que também vai disputar a Série D. O jogo será disputado no Estádio Amigão, em Campina Grande. Para Leandro Campos, é hora de formar um esboço para a estreia na Série D, sem se preocupar muito com o resultado da partida. Estamos tendo primeiro os acertos teóricos para depois ter o prático. Eu espero que nesses dias pela frente, até a estreia contra o Murici, nós tenhamos um padrão, uma boa condução de passe, o equilíbrio. Já no sábado nós temos um amistoso com uma equipe mais forte, que já está pronta e que manteve a estrutura do estadual. Nós também não vamos dar importância para esse resultado, mas a impressão que nós queremos levar para o América-RN é de uma equipe consistente e, se for possível avaliar isso com o bom resultado, eu penso que é possível que tenhamos uma confiança maior - completou. 
Por GloboEsporte.com, Natal

Tiago Sala está fora dos planos do ABC para a Série B

(Foto: Andrei Torres/ABC)
O zagueiro Tiago Sala(Foto) não vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pelo ABC. O jogador, de 32 anos, tem contrato com o Mais Querido até junho deste ano e, como disputou duas competições oficiais promovidas pela CBF neste ano - a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil -, não pode vestir a camisa de outro clube, caso entre em campo apenas uma vez pelo Alvinegro. Com a chegada do zagueiro Filipe, ex-Botafogo-SP, para reforçar o setor defensivo, a comissão técnica decidiu colocar Sala para completar o contrato apenas com atividades físicas. O vice-presidente de futebol alvinegro, Leonardo Arruda, contou ao GloboEsporte.com que a situação foi acertada em uma reunião com o próprio jogador e o representante dele, que entenderam a situação. Se atuasse em mais um jogo oficial pelo Alvinegro, o zagueiro ficaria impossibilitado de se transferir para outro clube de qualquer divisão. Em caso de negociação com outro clube, o dirigente revelou que a multa rescisória para a saída do jogador deve ser descartada. 
LEIA MAIS
- Com a chegada de Filipe, nós observamos o relatório do técnico Geninho ao fim do Campeonato Potiguar e optamos por não renovar o contrato dele (Tiago Sala). Ele já disputou a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste deste ano pelo ABC e, caso jogasse mais um jogo pelo nosso clube em uma competição da CBF, que é o caso da Série B, não poderia se transferir para outro clube. O gerente de futebol Cleber Romualdo conversou com o atleta, depois nós conversamos com o representante dele, e entenderam a situação. Tiago é um profissional exemplar, que nos ajudou muito e não queremos prejudicar a carreira dele. Se ele jogasse, ficaria impossibilitado de se transferir para outro clube de qualquer divisão - explicou Arruda. Tiago Sala chegou ao ABC em junho de 2016, após conquistar o Campeonato Paraibano pelo Campinense. No mesmo ano, foi eleito o melhor zagueiro da Copa do Nordeste, mas não conseguiu ter o mesmo rendimento no Mais Querido, que tinha a zaga formada na Série C do Brasileirão por Léo Fortunato e Gustavo Bastos. Na Terceirona, atuou em sete partidas. Esse ano, esteve em campo em nove jogos, ajudando na campanha que deu o 54º título estadual ao Alvinegro, além de outros três jogos pelo Nordestão. 
Por Jocaff Souza, Natal

América-RN vence primeiro amistoso sob o comando de Leandro Campos

De olho na estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, o América-RN venceu o Santa Cruz de Natal por 3 a 1, em amistoso realizado na tarde desta quarta-feira. Foi o primeiro teste sob o comando do técnico Leandro Campos. Os gols do Mecão foram marcados por Danilo, Geovani e Juninho. O Tricolor descontou com um golaço de Jean Natal, em bonito chute de fora da área. O jogo foi realizado na Arena América, que fica no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.
Torcida do América-RN compareceu ao primeiro teste da nova equipe alvirrubra, na Arena América (Foto: Luiz Henrique/GloboEsporte.com)

No primeiro tempo, o técnico Leandro Campos utilizou a equipe que atuou nos primeiros coletivos, com Fred; Robert, Cleyton, Paulão, Danilo; Sidney, Jonathas, Marcos Júnior, Cascata; Beleu e Lucão. As ausências foram do volante Guto, poupado com dores no coxa direita, e do atacante Wellington Sabão, que deixou o treino desta terça-feira com dores no joelho esquerdo. Outros dois jogadores seguem em tratamento médico: os meias Somália, que sofreu uma lesão grau 2 na panturrilha direita, e João Gabriel, que se recupera de uma lesão muscular. O Mecão abriu o placar com o lateral-esquerdo Danilo, aos 23 minutos do primeiro tempo. Ele recebeu passe de Cascata na grande área, cortou o adversário e chutou de direita para marcar. O Santa Cruz de Natal, que jogou com um time formado por alguns jogadores que disputaram o Campeonato Potiguar e garotos da equipe sub-17, empatou aos 35 minutos, com um golaço por cobertura do meia Jean Natal. O goleiro Fred nada pôde fazer. Na etapa final, o Mecão mudou os 11 jogadores e Leandro Campos apostou nas categorias de base, utilizando seis atletas formados no clube: o lateral-esquerdo Van Van, os volantes Judson e Juninho; os meias Marcelinho e Anthony e o atacante Tiago. A equipe jogou com Matheus; Guilherme, Dão, Yago, Van Van; Richardson, Judson, Juninho, Geovani; Marcelinho (Anthony) e Tiago. O Alvirrubro conseguiu a vitória com os gols de Geovani, aos 22 minutos, após boa jogada de Juninho. O próprio volante, de apenas 17 anos, aproveitou um cruzamento de Van Van, pela esquerda, aos 25 minutos, e completou para as redes. O segundo amistoso do América será sábado, contra o Campinense. O jogo está marcado para o Estádio Amigão, em Campina Grande, com início às 20h. A estreia na Série D acontece no dia 21, contra o Murici, na Arena das Dunas. 
Por GloboEsporte.com, Natal

quarta-feira, 10 de maio de 2017

ABC estreia no Frasqueirão para iniciar nova história na Série B

O ABC inicia no fim de semana mais uma trajetória na Série B do Campeonato Brasileiro. Para o clube, o retorno à Segundona é encarado com o objetivo de apagar a pífia campanha realizada na última vez que participou desta divisão, em 2015, quando foi rebaixado em 18º lugar. Assim como este ano, naquela ocasião a estreia do Mais Querido foi no Frasqueirão.
O adversário foi o Oeste, que venceu o jogo por 1 a 0. Desta vez, o time encara o Paraná, neste sábado, às 16h30. Não é a primeira vez que o ABC enfrenta o Paraná na estreia da Série B na era pontos corridos. Em 2013, os times se enfrentaram também na primeira rodada. O jogo, que terminou com o placar de 2 a 0 para o Tricolor, foi realizado no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O ABC tinha o mando de campo, mas estava cumprindo punição e não pôde jogar em Natal. Em relação aos confrontos de 2015, os últimos entre os dois, o ABC perdeu por 4 a 1 na 13ª rodada, no Frasqueirão, e empatou por 0 a 0 na 32ª rodada, no Estádio Durival de Britto. O único remanescente alvinegro daquele ano é o meia Erivélton. De lá para cá, o clube se reformulou completamente: na diretoria, no comando técnico e no elenco de atletas. Ao contrário da última vez em que participou da Série B, o ABC começou a temporada 2017 de forma positiva, com a conquista do bicampeonato estadual em uma campanha muito acima dos outros adversários. Em 2015, o time perdeu o título em casa diante do América-RN e chegou com a moral baixa para a competição nacional. O técnico da época, Josué Teixeira, havia chegado ao clube em março daquele ano para a disputa do segundo turno do estadual e caiu com apenas duas rodadas do Brasileirão. Agora, quem está à frente é Geninho, há mais de um ano no clube e com uma base concretizada. 
Histórico do ABC na Série B 
A primeira participação do ABC na Série B, na era de pontos corridos, foi em 2008. O time fez uma campanha regular, terminando em 13º lugar, com 48 pontos - 12 vitórias, 12 empates e 14 derrotas. Em 2009, foi rebaixado e se reergueu no ano seguinte, quando conquistou o título de campeão na Série C. No retorno à segunda divisão do Brasileirão, em 2011, fez a melhor campanha: terminou em 10º, com 53 pontos - 13 vitórias, 14 empates e 11 derrotas. Depois, brigou para não cair em dois anos - terminando em 12º em 2013 e 14º em 2014 - e sofreu o rebaixamento em 2015. Neste período de sete participações, o time estreou com vitória somente em uma oportunidade: em 2008, venceu o Vila Nova por 3 a 2 no Frasqueirão. De resto, são três empates e três derrotas nas primeiras rodadas na Série B. No Frasqueirão, disputou como estreia apenas o jogo contra o Vila Nova e contra o Oeste, em 2015 - uma vitória e uma derrota.
Confira as estreias do ABC desde 2008:
2008: ABC 3 x 2 Vila Nova - Frasqueirão
2009: Ponte Preta 2 x 0 ABC - Moisés Lucarelli
2011: Bragantino 1 x 1 ABC - Nabi Abi Chedid
2012: Ipatinga 1 x 1 ABC - João Lamego Netto
2013: ABC 0 x 2 Paraná - Almeidão
2014: Santa Cruz 1 x 1 ABC - Arruda
2015: ABC 0 x 1 Oeste - Frasqueirão
Por GloboEsporte.com, Natal

terça-feira, 9 de maio de 2017

LAD - Informativo 018/2017 - Competição Juvenil

INFORMATIVO 018/2017
I – No último dia 08/05/2017, realizou-se o Conselho Arbitral para definir o regulamento e a tabela do 13º Campeonato Assuense de Futebol Juvenil 2017 (ano base 1999), evento que será organizado pela Liga Açuense de Desportos (LAD) em parceria com a Prefeitura Municipal do Assú e apoio da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF).
II – 08 (oito) equipes confirmaram a participação na competição, são elas:
ABC da Mutamba, Corinthians, Dinamarca, Grêmio, Morada Nova, Porto Piató, Santa Cruz e Real Juventude.
III - A forma de disputa ficou definida em uma fase classificatória, semifinal e final.
IV - Na Fase classificatória as equipes foram agrupadas em 02 (duas) chaves, sendo:
CHAVE A: Corinthians, Santa Cruz, ABC da Mutamba e Grêmio.
CHAVE B: Dinamarca, Morada Nova, Porto Piató e Real Juventude.
V - As equipes jogarão entre si dentro de suas respectivas chaves e se classificaram para as semifinais as 02 (duas) melhores equipes de cada Chave.
VI - As semifinais serão decididas em uma única partida. Terminando empatada, será realizada a cobrança de pênaltis em conformidade com a International Board, obedecendo ao seguinte confronto:
Partida 13 - 1º colocado chave B x 2º colocado chave A
Partida 14 - 1º colocado chave A x 2º colocado chave B
VII - A final será decidida em uma única partida. Terminando empatada, será realizada a cobrança de pênaltis em conformidade com a International Board, obedecendo ao seguinte confronto:
Partida Final: vencedor partida 14 x vencedor partida 13
VIII – A categoria de atletas amadores da Liga se subdivide em 03 (três) classes:
CLASSE 0 – Atleta menor de 16 anos;
CLASSE 1 – Atleta com domicilio eleitoral em Assú
CLASSE 2 – Atleta sem domicílio eleitoral em Assú
IX – Cada equipe poderá inscrever 25 (vinte e cinco) atletas pertencentes à categoria amadora, com idade superior a 14 (quatorze anos) anos e que tenha nascido até o ano base de 1999.
X – Cada equipe poderá inscrever no máximo 06 (seis) atletas da CLASSE 0.
XI -  Cada equipe poderá inscrever no máximo 06 (seis) atletas da CLASSE 2.
XII - O início da competição será no dia 20/05/2017 às 14h30m e a final no dia 23/06/2017 às 19h.
XIII - As partidas terão duração de 70 (setenta) minutos divididos em 02 (dois) tempos de 35 (trinta e cinco) minutos cada, com intervalo de 10 (dez) minutos.
XIV – Após sorteio das chaves a primeira rodada ficou assim definida:
Dia 20/05 – 14h30m – Jogo 1 – Chave B – Porto Piató x Morada Nova
Dia 20/05 – 16h15m – Jogo 2 – Chave B – Dinamarca x Real Juventude
Dia 20/05 – 17h40m – Jogo 3 – Chave A – Corinthians x Grêmio
XV - A premiação da competição ficou assim definida:
a) CAMPEÃO: 01 troféu, 25 medalhas e 01 terno completo (25 camisas, 25 calções e 25 meias).
b) VICE: 01 Troféu e 01 terno com 25 camisas padronizadas.
c) ARTILHEIRO: 01 troféu.
d) MELHOR GOLEIRO: 01 troféu.
XVI – Todas as despesas da competição serão custeadas pela LIGA AÇUENSE DE DESPORTOS, que através da Resolução nº 005/2017, isentou os clubes de pagamento de quaisquer taxas, face Convênio firmado com a PREFEITURA MUNICIPAL DE ASSU que tem como objeto a Manutenção e conservação do Estádio Edgard Borges Montenegro “EDGARZÃO” e a promoção de atividades esportivas locais.
Assú–RN, 09 de maio de 2017.
Francisco das Chagas soares
Presidente

EX-ASSU assina com o Potiguar para a série "D"

Através de sua página oficial, a diretoria do Potiguar confirmou os quatro primeiros jogadores para o Campeonato Brasileiro da Série D. Foram apresentados o lateral-direito Augusto, o zagueiro Arthur Potiguar, o volante Rafael Potiguar e o atacante Dedé Macaíba(FOTO). Segundo o site do alvirrubro, Augusto chega ao Potiguar após atuar pelo Alecrim em 11 jogos no Estadual 2017. Revelado pelo clube em 2013, o zagueiro Artur defendeu por último o Nacional de Pombal-PB. Já o atacante Dedé Macaíba chega ao Alvirrubro após atuar pelo ASSU no Estadual. O Time Macho confirmou também a volta do volante Rafael Potiguar. O atleta, de 30 anos, disputou o Estadual pelo Alecrim e defenderá o Alvirrubro pela terceira vez. Na última quinta-feira, 5, após reunião entre a cúpula alvirrubra e o empresário Matheus Reis selou uma parceria entre as partes. O parceiro do Potiguar vai bancar o salário e dos membros da comissão técnica, além da inscrição dos atletas na CBF. Já o clube ficará responsável pelas despesas da Casa do Atleta, assistência médica, transporte para os treinos e permitirá obviamente a vitrina da Série D do Brasileiro. A estreia dos mossoroenses na Quarta divisão nacional ocorre no próximo dia 21 diante do Maranhão. A partida está marcada para o Nogueirão, às 17 horas.
Artur Potiguar, Dedé Macaíba, Rafael Potiguar e Augusto se apresentam ao Potiguar (Foto: Marcelo Diaz/ACDP)
Após anunciar o zagueiro Artur Potiguar, o lateral direito Augusto, o volante Rafael Potiguar e o atacante Dedé Macaíba, o Potiguar acertou com mais três reforços para a disputa da Série D 2017.
Os zagueiros André, ex-Colinas de Tocantins e Lua Clayton, ex-ASSU e o volante Jonathan, ex-Sete de Setembro-AL já se encontram em Mossoró e serão apresentados de forma oficial nesta quarta-feira (10), no Nogueirão.
André, Jonathan e Lua Clayton se apresentam ao Potiguar (Foto: Marcelo Diaz/ACDP)
Fonte: Blog do Ednaldo Moreno via Site do Potiguar de Mossoró

LAD - Informativo 017/2017 - Competição Infantil

INFORMATIVO 017/2017
I - No último dia 06/05/2017 foram realizadas as partidas da fase semifinal do 11º Campeonato Assuense de Futebol Infantil 2017 (ano base 2002), organizado pela Liga Açuense de Desportos em parceria com a Prefeitura Municipal do Assú e apoio da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF).
II – Na primeira partida a equipe do ABC da Mutamba venceu a equipe do Metal Clube pelo placar simbólico de (2x0) com gols de Fagner Renato e Nieldson Lopes.
III – Na segunda partida a equipe do União venceu a equipe do Morada Nova pelo placar de (7x1). Paulo Ricardo, Leonardo Bezerra, Antonio Henrique (2) e Francisco Rafael (3) marcaram para a equipe do União enquanto Pedro Lucas descontou para a equipe do Morada Nova.
IV – Foram marcados 77 gols em 22 partidas, perfazendo uma média de 3,5 gols por partida, tendo como principais ARTILHEIROS:
1. Antonio Henrique (União) = 12 gols
2. Francisco Rafael (União) = 10 gols
V - No próximo sábado, dia 13/05/2017 às 15h30min horas acontecerá a partida final da competição envolvendo as equipes UNIÃO ESPORTE CLUBE e ABC DA MUTAMBA DA CAIEIRA.
UNIÃO ESPORTE CLUBE (Histórico)
18/03/2017 – União 9x1 Independente
08/04/2017 – União 7x3 Santa Cruz
22/04/2017 – União 1x0 Vilence
29/04/2017 – União 4x0 ABC da Mutamba
ABC DA MUTAMBA DA CAIEIRA (Histórico)
18/03/2017 – ABC da Mutamba 1x0 Vilence
02/04/2017 – ABC da Mutamba 1x0 Independente
22/04/2017 – ABC da Mutamba 1x0 Santa Cruz
29/04/2017 – ABC da Mutamba 0x4 União
  Assú – RN, 07 de maio de 2017.
Francisco das Chagas Soares
Presidente

Globo FC se reapresenta para a Série D; Luizão deixa o clube

O Globo FC inicia nesta segunda-feira a preparação para a Série D do Campeonato Brasileiro. Após a perda do Campeonato Potiguar para o ABC, a Águia retoma os trabalhos no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, com duas ausências na equipe titular: o volante Leomir, que se transferiu para o Campinense, e o atacante Luizão, que acertou a rescisão com a direção tricolor. 
Atacante Luizão acertou a rescisão com o Globo FC (Foto: Rhuan Carlos/Divulgação)
Luizão chegou ao Globo FC como reforço para a disputa do estadual de 2016, mas sofreu uma grave fratura na perna direita e perdeu os jogos no primeiro semestre. A estreia do atacante de 28 anos aconteceu somente na Série D. Esse ano, manteve a titularidade e esteve presente em 18 jogos da Águia. Porém, no jogo da volta da decisão contra o ABC, que deu 54º título ao Alvinegro, acabou na reserva. No estadual, o jogador marcou três gols. 
Base mantida para a Série D
Por outro lado, o Globo FC segue com peças importantes no elenco, como o goleiro Rafael, que após uma conversa com o presidente de honra do clube, Marconi Barretto, decidiu permanecer para o Brasileirão. O técnico Luizinho Lopes, que retornou de um período de estágio no Fluminense, no qual acompanhou o goleiro Pedro Paulo durante os treinamentos e que ficará no Tricolor por empréstimo, além de uma passagem pelo Flamengo, comanda a atividade no CT em Ceará-Mirim.
O Globo FC está no grupo A6 da Série D e estreia contra o Parnahyba, no dia 21 de maio, no Estádio Mão Santa, em Parnaíba. As outras duas equipes da chave são América-PE e Guarani de Juazeiro. 
Por GloboEsporte.com, Natal

América-RN acerta com zagueiro Yago, Ex ASSU

O América-RN confirmou mais duas contratações para a Série D do Campeonato Brasileiro: o zagueiro Yago, ex-ASSU, e o volante Jonathas, ex-Ferroviário. Os dois jogadores já se apresentaram ao Mecão, em atividade no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim. Segundo o diretor de futebol americano, Leonardo Bezzera, o clube ainda deve apresentar nesta segunda-feira um centroavante, que aguarda a realização dos exames médicos para ser confirmado.
Yago foi um dos destaques do Assu no Campeonato Potiguar (Foto: Fabiano de Oliveira/GloboEsporte.com)

O dirigente ainda falou sobre a negociação com o volante Robson, que disputou o Campeonato Paraibano pelo Treze. O volante foi titular da equipe na campanha do vice-campeonato estadual.
- Acertamos com esses dois jogadores (Yago e Jonathan) e eles já se apresentaram no nosso CT. Esperamos ainda hoje (segunda-feira) apresentar um centroavante e que está sendo tão solicitado pelo nosso treinador. Quanto ao Robson, ainda estamos fechando alguns detalhes de contrato - revelou o dirigente. O zagueiro Yago Ramon Souza Gomes, de 23 anos, disputou o estadual deste ano pelo Assu e foi titular nos 14 jogos do Camaleão do Vale na competição. O volante Jonathas dos Santos Oliveira tem 27 anos e também atua como zagueiro. Antes do Ferroviário, o jogador passou pelo Guarujá e Cotia. Com Yago, o América agora conta com cinco zagueiros - os outros são Paulão, Richardson, Cleyton e Dão. O grupo conta com três volantes - além de Jonathas, tem Guto e Sidney.
Por GloboEsporte.com, Natal

segunda-feira, 8 de maio de 2017

ABC inicia preparação para estreia na Série B

Após três dias de folga pela conquista do Campeonato Potiguar, o 54º da história do clube, o ABC retornou aos trabalhos na manhã desta sexta-feira, no CT Alberi Ferreira de Matos, em Natal. O grupo alvinegro participou de uma atividade sob o comando dos preparadores físicos, com o técnico Geninho apenas observando a atividade. O foco do Mais Querido passa a ser a Série B do Campeonato Brasileiro, que estreia no dia 13 de maio, conta o Paraná, no Estádio Frasqueirão - onde a equipe não pede há 31 jogos. Nesta tarde, os jogadores fazem mais um trabalho no centro de treinamento. No fim de semana, os atletas treinarão no período matutino e ganharão descanso à tarde.
Em busca do acesso
O lateral-esquerdo Romano é um dos atletas alvinegros com experiência na Série B do Campeonato Brasileiro, mas nunca conquistou o acesso à Série A. Em 2010, na Portuguesa, quase viu isso acontecer, mas terminou na quinta colocação. Dois anos depois, defendendo o Joinville, Romano fez outra campanha semelhante e terminou em sexto lugar. A experiência do jogador mostra a dificuldade que o Alvinegro terá na segunda divisão nacional. - É um campeonato muito equilibrado, com viagens longas e times de tradição. Espero esse ano conseguir o tão sonhado acesso. É importante arrancar bem, evitar desperdiçar pontos dentro de casa e pensar jogo a jogo. Nosso grupo está bastante focado e, junto com a força da torcida, vamos atrás desse grande objetivo - disse.
Por GloboEsporte.com, Natal

Globo FC quer auxílio do MP para ter contas detalhadas da FNF

A publicação do balanço financeiro por parte da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, referente ao ano de 2016, não foi satisfatória para o presidente de honra do Globo FC, Marconi Barretto. Sem saber o destino do dinheiro que passa pela FNF, o dirigente do clube de Ceará-Mirim vai entrar na Justiça nesta segunda-feira para ter acesso, segundo ele, ao documento que apresente o detalhamento das receitas e dos gastos feitos pela entidade que comanda o futebol potiguar. O despacho está sendo feito pela assessoria jurídica da Águia e será entregue ao Ministério Público do RN. Ao GloboEsporte.com, Barretto criticou não ter acesso aos valores que são aplicados e as receitas da federação. Dono do clube de Ceará-Mirim, o empresário não esconde a postura opositora a José Vanildo, presidente da FNF e que tem mandato à frente da entidade até 2019. No dia 20 de abril, Marconi Barretto foi à federação acompanhado pelo presidente em exercício do Globo FC, José Ferreira de Lima e do advogado Donnie Allison dos Santos Morais. A intenção era a de obter uma cópia integral da prestação de contas que detalhasse as contas do exercício financeiro da FNF de 2016. O pedido foi protocolado e o documento foi publicado no último dia útil do mês de abril no site da Confederação Brasileira de Futebol (confira aqui), conforme previsto no art. 46-A da Lei Profut de nº 9.615, de 24 de março de 1998. Nesta sexta-feira, a FNF emitiu uma nota no site oficial referente ao caso, em que se mostra aberta a qualquer e questonamento dos clubes filiados. Mesmo assim, Marconi Barretto quer ter acesso às "entranhas" da Federação. 
Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)
Eu solicitei as 'entranhas' da federação, com os detalhes dos gastos com quem, para quem e como foi feito. Isso é um dinheiro que não pertence à federação. Nós, que estamos no comando dos clubes, é quem temos o direito e o dinheiro. Nós precisamos ter acesso às informações. Não quero ter um clube que participe em um campeonato, que gaste dinheiro e que se esforce para chegar a um título em uma competição que teve uma apresentação muito pífia esse ano, com poucos torcedores e rendas miseráveis no estádios. Nós queremos muito mais que algo geral. Eu vou organizar a nossa documentação para encaminhar ao Ministério Público do Rio Grande do Norte. Preciso que haja uma investigação nessas contas, porque são valores não especificados e que precisam ser expostos - contou o presidente de honra do Globo FC. Dentre os pontos questionados por Marconi Barretto, estão as "despesas entre filiados", na qual foram destinados R$ 1.115,233 em doações aos clubes para pagamento de despesas gerais dos campeonatos Sub-16, Sub-17, Sub-19 e Sub-20, além dos estaduais das primeira e segunda divisões. Outra dúvida do dirigente do Globo FC é quanto ao item "despesas gerais e administrativas". No relatório emitido pela CBF, estão valores empregados para o pagamento de contas de luz, água, TV a cabo. Dos 27 itens especificados, está o de "prestação de serviços pessoa física sem vínculo", que passou de R$ 5.850,00, em 2015, para R$ 54.176,00 em 2016.  Esse documento não vale nada, porque não tem algo específico. Gostaria de que esse documento fosse repassado a um contador alheio a essa situação - reforçou Barretto.
Federação ressalta transparência
José Vanildo conversou com o GloboEsporte.com e reforçou a transparência nos atos da Federação Norte-rio-grandense de Futebol. Questionado sobre a ausência no detalhamento do balanço financeiro do ano de 2016, o presidente disse apenas que as indagações do Globo FC estão esclarecidas em notas publicadas no site oficial da entidade (leia a nota ao fim da matéria). Além disso, revelou ter conversado com o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do estado, Adriano Rufino Sousa da Silva, para que tomasse ciência do caso. Conversei com o presidente do TJD (Adriano Rufino Sousa da Silva) sobre o assunto e estamos conscientes. Eu não sei ao certo o que ele (Marconi Barretto) quer. Os questionamentos dele estão explicitados no site da FNF. Não há qualquer ato que contrarie o regulamento do estadual - disse José Vanildo. Advogado da FNF, Diogo Augusto da Silva Moura ressaltou que a solicitação do Globo FC quanto ao detalhamento financeiro foi atendido no prazo determinado pela Lei Profut. Contou ainda que não houve um pedido discriminado da prestação de contas e, que em caso de um novo requerimento, a busca deve ser feita por meio de um documento oficial do clube e que se estabeleça um prazo legal para a coleção do material. A federação, com base no artigo 46-A da Lei Pelé, tem obrigação de prestar suas contas, até o último dia útil do mês de abril. Assim, foi feito no dia 28 de abril, a apresentação do termo de contas em referência à Lei Pelé. Limitando-se ao pedido do Globo, ele solicitou o estatuto e a FNF indicou o link do site da Federação. Quanto ao demonstrativo das contas, não houve o detalhamento, não houve um pedido discriminado do referido documento, mas houve a publicação do documento referente ao no de 2016. A FNF cumpriu com todas as obrigações legais e não há nenhuma falha ou erro com relação ao pedido do Globo. Foram esclarecidos todos os detalhes. Qualquer pessoa tem direito ao documento, que é de ordem pública - enfatizou o advogado.
"Mala Branca" no Campeonato Potiguar?
Marconi Barretto também relatou a possível existência de uma "mala branca" oferecida por José Vanildo durante o jogo entre o Globo e o América-RN, no dia 26 de março deste ano, pela quarta rodada do returno do Campeonato Potiguar. Na ocasição, a partida terminou empatada em 2 a 2. Fora das quatro linhas, a negociação seria para o pagamento de R$ 1 mil para cada jogador do clube de Ceará-Mirim em caso de vitória sobre o Alvirrubro, que enfrentava uma má fase na competição. O presidente de honra do Globo disse que recusou a oferta e, ao GloboEsporte.com, revelou achar estranha a maneira de incnetivar os clubes filiados a uma entidade que coordena um campeonato oficial de futebol. Barretto chegou a comentar que "isso é uma forma de corrupção". Eu estranho demais essa maneira de oferecer um incentivo financeiro aos próprios filiados. Ele (José Vanildo) fez comigo uma única vez, em um jogo contra o América-RN na Arena das Dunas, que foi 2 a 2. Estava ele e Venício (Soares), secretário da FNF, e me procuraram em um camarote. Eu recusei de imediato, pois era uma oferta em que seria pago R$ 1 mil para cada jogador do meu clube. Não preciso disso e nenhum jogador do meu clube precisa disso. Isso não é incentivo, isso é uma forma de corrupção e não posso compactuar com um subterfúgio dessa natureza - esbravejou Marconi Barretto. Por telefone, José Vanildo explicou apenas que a FNF busca mecanismos para auxiliar os filiados, mas resumiu a situação citando a nota publicada no site oficial da entidade. Um trecho da nota diz: "Os jogos que recebem premiação, por vezes, são solicitados pelos próprios clubes e alguns definidos pela própria FNF, levando em consideração o momento econômico da entidade, mas sempre ofertados para ambos, de forma igualitária e com a concordância dos envolvidos". O problema é que isto não é especificado em regulamento. Valores também não são informados. A única premiação publicizada é quanto aos campeões dos turnos (ABC e Globo), que ganharam um carro 0Km. Sobre o assunto, o que posso dizer é que a federação auxilia os clubes filiados com ajudas durante a competição. Demais, estão explicitados em uma nota no nosso site - falou Vanildo.  A "ajuda" que o presidente da FNF se refere é o repasse para pagamento de custos extras dos clubes, como ocorreu com o América-RN. O Alvirrubro jogou a última partida do segundo turno na cidade de Assú, contra o Assu, e precisou viajar com um dia de antecedência. Na ocasião, o "bônus" dado pela entidade foi o pagamento da hospedagem para a delegação americana. A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Mecão, José Rocha. Recebi uma ajuda durante os jogos, a partir do dia 1º de abril, quando assumi interinamente o clube, após a renúncia do ex-presidente (Beto Santos). Tive três jogos presididos por mim, fiz sete pontos e no último jogo contra o Assu, que foi fora de casa, ele nos ajudou com uma verba para custear o hotel, o que nos ajudou muito - revelou Rocha.
Na presidência até 2019
O mandato de José Vanildo se estende até 2019, após receber apoio em duas Assembleias Extraordinárias na sede da FNF, que contou com representantes dos clubes potiguares. Na Federação desde 2006, quando ocupou inicialmente o cargo de vice-presidente ao lado do ex-mandatário Alexandre Cavalcanti, Vanildo assumiu a presidência com a renúncia do então comandante, no ano seguinte. Em 2009, esticou o mandato até 2014, onde contou com o apoio maciço dos representantes dos clubes potiguares. À época, a única oposição havia sido do presidente de honra do Santa Cruz-RN, Luís Antônio Tomba Farias. Desta vez, Marconi Barretto surge como uma figura de oposição ao trabalho de José Vanildo. Mesmo com a aproximação da vacância do cargo, o dono do Globo afirmou que não tem interesse de assumir a condução da federação. O mandato dele segue até 2019, mas quando há um trabalho da federação em que não se pode confiar, fica muito complicado. Não tenho o menor interesse de me candidatar e registro isso em cartório, se for possível. Não quero cuidar de uma entidade desse modo obscuro. Meu trabalho é com meu clube em Ceará-Mirim - ressaltou. Em 2012, dois anos antes do fim do mandato, José Vanildo teve o mandato prorrogado por mais cinco anos, após mais uma Assembleia realizada na sede da FNF, em que foi aclamado para o cargo máximo do futebol potiguar. O atual mandato, que teve início em 2015, tem a diretoria composta ainda por Orlando Caldas como 1º vice-presidente; Ivanildo Ferreira de Lima como 2º vice-presidente; Tibúrcio Batista da Silva Filho como 3º vice-presidente; José Marques da Costa Neto como 4º vice-presidente; e Luiz Dailson Machado como 5º vice-presidente. Atualmente, José Vanildo também exerce o cargo de secretário de Esporte e Lazer de Natal, e Marconi Barretto é prefeito de Ceará-Mirim, cidade da Grande Natal. 
José Vanildo teve o mandato prorrogado até 2019; escolha aconteceu em agosto de 2012, quando Globo nem existia (Foto: Alan Oliveira/Divulgação)
Leia a Nota de Esclarecimento da Federação Norte-rio-grandense de Futebol
Diante dos últimos fatos veiculados na imprensa, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), entidade de direito privado, pautado pela ética, lisura e transparência que sempre norteou a administração desta, vem esclarecer aos interessados que a FNF premia de várias formas os seus filiados, incentivando assim o futebol potiguar. Como já é tradição no Campeonato, a FNF, organizadora do campeonato, premia os campeões de turno com veículos 0Km, independente de quais clubes estejam envolvidos, dentre outras ações, como premiações em alguns jogos. Os jogos que recebem premiação, por vezes, são solicitados pelos próprios clubes e alguns definidos pela própria FNF, levando em consideração o momento econômico da entidade, mas sempre ofertados para ambos, de forma igualitária e com a concordância dos envolvidos. A FNF vem a publico agradecer a parceria com nossos clubes filiados, mostrando uma unidade, e ratifica que continuará trabalhando e buscando cada vez mais premiações para os clubes filiados e assim espera fortalecer ainda mais o futebol do Rio Grande do Norte. 
Atenciosamente, 
Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
Por Jocaff Souza, Natal