O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Marcelo Sant’Ana: ” Futebol do RN tem que recuperar seu protagonismo”

Marcelo Sant’Ana concedeu entrevista na FNF. Foto: Vanessa Florêncio
O ex-presidente do Bahia, e gestor e consultor de futebol, Marcelo Sant’Ana esteve em Natal nesta quarta-feira (28) a convite do presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, José Vanildo. Pela manhã visitou a Arena América e o Complexo Vicente Farache, do ABC e no período da tarde, concedeu entrevista coletiva na sede da FNF.
Diagnóstico
” O primeiro diagnóstico é em torno da  gente entender a realidade dos clubes, principalmente na parte da  infraestrutura, a gente que já está habituado dentro do futebol, na hora que você vê o centro de treinamento, o tipo de grama que é usado, o campo, academia, a área de saúde você consegue ter uma  dimensão do que o clube está oferecendo para sua  equipe de funcionários, mas a parte de administração depende de tempo. Você conseguir conversar com as pessoas adequadas  de cada departamento para saber qual o tipo de programa é utilizado, qual o tipo de investimento que é disponibilizado, qual o  número de pessoas e a qualificação dessas pessoas para os cargos, então é nessa situação que você precisa ter muita tranquilidade e equilíbrio nesse diagnóstico. Se você comete um equívoco nessa fase inicial o seu caminho não vai ser o adequado”
Leia também:
Calendário provoca desemprego no futebol brasileiro
O momento do futebol do RN
” O futebol do  Rio Grande do Norte está tendo uma dificuldade agora, mas é um futebol que no Nordeste sempre foi tradicional. Bahia e Pernambuco talvez sejam os dois estados aqui da região com uma tradição um pouco mais forte na Série A do Campeonato Brasileiro e em torneios internacionais, mas o Rio Grande do Norte sempre esteve próximo do futebol do Ceará que hoje tem dois clubes na Série A. Bahia e Alagoas tem um na A e um na B, e o Rio Grande do Norte tem que buscar recuperar seu protagonismo seja  através de uma federação ( FNF ) que tem sido pro-ativa para tentar mudar práticas, rever as questões de governança, como principalmente pelos clubes que são as células de vida do futebol. O torcedor, o sócio, a imprensa, acompanham os seus clubes, então os clubes tem que assumir essa responsabilidade”
Visita aos clubes
” Algumas pessoas ligadas ao ABC me procuraram na semana passado quando vazou aqui na imprensa a possibilidade de eu vir aqui na federação, estive pela manhã na Areninha do América com o presidente Eduardo Rocha conheci um pouco a realidade, mantive contato  também o ABC  com o presidente Fernando Suassuna, almoçamos juntos e existe uma  tentativa de entendimento sobre como a gente poderia ajudar o ABC nessa parte de consultoria indicando caminhos a serem percorridos, estratégias, de repente situações de organograma, posicionamento em termos de comunicação mas antes de tudo a gente tem que entender o sentimento do clube, o que as lideranças do clube na pessoa do presidente Suassuna pretendem para que a gente possa depois, desenvolver o nosso trabalho.
Fonte: Blog do Marcos Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário